Habilidades sociais e educação: avanços e possibilidades

Autores

  • Marília Mengarda Wyler Universidade do Contestado
  • Josiane Schueda Raiser Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v19i2.576

Palavras-chave:

Habilidades Sociais. Formação Continuada de Professores.

Resumo

Relacionar Educação e Habilidades Sociais (HS) abre uma janela de possibilidades de estudo, pois na escola crianças e adolescentes desenvolvem estas habilidades (principalmente baseados na aprendizagem por modelação frente a comportamentos emitidos por colegas e professores). Um bom repertório comportamental é fator importante para o desenvolvimento de relações saudáveis, e investigar como esses conceitos vêm sendo utilizados no meio acadêmico e no trabalho de Formação Continuada de Professores torna-se importante para que ações sejam fomentadas pelo Psicopedagogo. Foram utilizadas três vertentes para a pesquisa: a pesquisa em sites de base de dados virtuais; nos Parâmetros Curriculares Nacionais; e nas Secretarias de Educação dos Municípios da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Ampla). A pesquisa dentro das bases de dados apontou muitos estudos sendo desenvolvidos, como o treinamento e desenvolvimento de HS dos professores, dificuldades de aprendizagem, inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e prevenção da violência nas escolas. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais constatou-se que o tema não é tratado com esse termo, mas é indiretamente contemplado em seu escopo. Finalmente, a pesquisa junto às Secretarias Municipais de Educação resultou numa pequena participação dos envolvidos, demonstrando pouco comprometimento com o trabalho de pesquisa. Nas Secretarias de Educação que responderam o questionário, a Formação Continuada é parte integrante da prática pedagógica, mas não há um trabalho específico utilizando as técnicas relacionadas ao tema. Os resultados apontam um ambiente propício ao trabalho do Psicopedagogo enquanto agente facilitador da Formação Continuada, principalmente quando utilizados os conceitos e técnicas relativas às Habilidades Sociais.

Biografia do Autor

Marília Mengarda Wyler, Universidade do Contestado

Psicóloga especialista em Psicopedagogia Institucional

Josiane Schueda Raiser, Universidade do Contestado

Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil(2007). Coordenador pedagógico do SENAI - ITAJAÍ, SC, Brasil.

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Wyler, M. M., & Raiser, J. S. (2015). Habilidades sociais e educação: avanços e possibilidades. Ágora : Revista De divulgação científica, 19(2), 40-63. https://doi.org/10.24302/agora.v19i2.576

Edição

Seção

Artigos