Influência da performance financeira na divulgação de indicadores do Balanced Scorecard (BSC) no agronegócio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v28.4382

Resumo

A Teoria da Divulgação postula que as entidades podem optar por divulgar informações de forma obrigatória ou voluntária, abrangendo indicadores financeiros e não financeiros. Neste contexto, o presente estudo procura averiguar a potencial influência das variáveis de desempenho financeiro (nomeadamente, dimensão, endividamento, rentabilidade dos ativos, alavancagem, auditoria e crescimento) na divulgação dos indicadores que constituem o Balanced Scorecard (BSC) no seio da gestão relatórios das agroindústrias brasileiras listadas na B3. Empregando uma abordagem quantitativa e descritiva, a pesquisa emprega análise de conteúdo para examinar os relatórios de gestão de 2011 a 2019, a fim de construir os indicadores de variáveis independentes. Os resultados empíricos revelam uma tendência perceptível para a divulgação de indicadores dentro da perspectiva financeira. Esta faceta representa uma proporção substancial do total de indicadores identificados, cerca de 56,13%. Dentre o espectro das variáveis de desempenho financeiro, vale destacar que apenas o tamanho da empresa apresentou significância estatística ao nível de 1%. Esse resultado significa que a dimensão do porte de uma empresa pode, de fato, influenciar o quanto os indicadores que constituem o BSC se manifestam no âmbito dos relatórios gerenciais. As observações deste estudo corroboram a literatura existente, destacando que as empresas do agronegócio, ao priorizar a apresentação de indicadores financeiros em detrimento de contrapartes não financeiras, adotam um padrão de divulgação caracterizado por discrição, eficiência e expectativas racionais.

Palavras-chave: Performance; Indicadores Financeiros; Balanced Scorecard; Agronegócio.

Biografia do Autor

Gilmarques Agapito Costa, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração. Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Santa Catarina. Brasil.

Marcio Fernando da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Costa, G. A., & Silva, M. F. da. (2023). Influência da performance financeira na divulgação de indicadores do Balanced Scorecard (BSC) no agronegócio. Ágora : Revista De divulgação científica, 28, 101–124. https://doi.org/10.24302/agora.v28.4382

Edição

Seção

Artigos