FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL: UM ESTUDO DA ECOLOGIA DA PAISAGEM EM CURITIBANOS (SC)

Autores

  • João de Deus Medeiros Universidade do Contestado - UnC
  • Zarah Khaled Abbas Dayeh Saleh Universidade do Contestado. Campus Universitário Curitibanos

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.4

Palavras-chave:

Floresta ombrófila mista, Fragmentação florestal, Ecologia da paisagem

Resumo

A exploração madeireira de espécies arbóreas da Floresta Ombrófila Mista na região de Curitibanos, iniciada em 1940, estimulou o crescimento e o desenvolvimento do município, favorecendo o surgimento de inúmeras serrarias que incrementaram a economia local. Porém, os recursos florestais se esgotaram e os sinais da degradação tornaram-se visíveis. A intensa ação antrópica fragmentou áreas contínuas de mata, afetando a biodiversidade local. Neste contexto, para ampliação de ações de proteção da Floresta Ombrófila Mista, fez-se uma análise dos fragmentos florestais a fim de elaborar um diagnóstico dos sistemas de formação da paisagem. Dos 307 fragmentos mapeados,196 (63,9%) apresentaram área menor que 46 ha, 32 (10,4%) entre 46,1 a 65,2 ha e 79 (25,7%) acima de 65 ha. Os fragmentos remanescentes ocupam uma área de 17.086,8 ha representando 17,9% da área total do município. Foram selecionados onze fragmentos e, a partir da análise da estrutura (área, forma, distância entre eles), bem como o tipo de vizinhança, constatou-se que os remanescentes apresentam formato irregular e estão circundados por áreas agrícolas e pastagem, sujeitos a vários tipos de distúrbios.O levantamento fitossociológico  realizado em quatro fragmentos constatou que a Araucaria angustifolia, representa maior número de indivíduos arbóreos, apresentando valores de abundância, dominância e freqüência superiores às demais espécies. Dentre as famílias amostradas, Myrtaceae e Lauraceae foram as que apresentaram maior número de espécies. Recomenda-se a adoção de um plano para ações conservacionistas, o qual deve ser precedido de maior envolvimento do poder público com empresários e proprietários de terras, estimulando-se a criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN), recuperação de matas ciliares, adoção de sistemas agroflorestais e incentivo à agricultura orgânica, levantamento de potencialidades para o desenvolvimento do ecoturismo e implementação de programas de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

João de Deus Medeiros, Universidade do Contestado - UnC

Doutor em Ciências Biológicas, professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente.

Zarah Khaled Abbas Dayeh Saleh, Universidade do Contestado. Campus Universitário Curitibanos

Professora da UnC Curitibanos, Ciências e Biologia da Rede Publica Estadual,SC e Mestre em Biologia Vegetal.

Downloads

Como Citar

Medeiros, J. de D., & Saleh, Z. K. A. D. (2011). FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL: UM ESTUDO DA ECOLOGIA DA PAISAGEM EM CURITIBANOS (SC). Ágora : Revista De divulgação científica, 16(1), p. 20–37. https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.4

Edição

Seção

Artigos