A superação da fragmentação do saber por meio da interdisciplinaridade

Autores

  • Roberto Mathias Susin Universidade do Contestado - UnC
  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Regional de Blumenau
  • Elcio Schuhmacher Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v18i1.281

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Fragmentação, Metodologia

Resumo

Este artigo foi elaborado como parte integrante das atividades do Programa de Pós Graduação a nível Strictu Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), tendo como objetivo analisar os resultados do projeto “Simetria na Natureza”. O projeto foi direcionado a uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede Estadual, em Tijucas, de maio a junho de 2012, abordando a integração entre Ciências e Matemática, buscando romper com o ensino fragmentado, visando a reciprocidade e a interação entre as duas áreas do conhecimento. O tema escolhido “Simetria na Natureza” direcionou o estudante a relacionar elementos da natureza com os conhecimentos de Matemática, destacando a importância da interdisciplinaridade no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Roberto Mathias Susin, Universidade do Contestado - UnC

Graduação na área de engenharia elétrica, mestrado em engenharia mecânica, pesquisador nível doutorado em educação científica e professor de curso superior em engenharia elétrica e cálculo.

Publicado

2013-04-15

Como Citar

Susin, R. M., Brum, W. P., & Schuhmacher, E. (2013). A superação da fragmentação do saber por meio da interdisciplinaridade. Ágora : Revista De divulgação científica, 18(1), 44-54. https://doi.org/10.24302/agora.v18i1.281

Edição

Seção

Artigos