A AMAMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA SOB AS “LENTES” DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO

Autores

  • Adriana Moro Wieczorkievicz Universidade do Contestado
  • Kleyde Ventura de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.179

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Adolescente, Enfermagem

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi descrever o processo de amamentação de mães adolescentes, as quais tiveram seus filhos em uma maternidade pública intitulada como “Hospital Amigo da Criança”. Utilizou-se como modalidade metodológica a Representação Social e como recurso para análise de dados o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A coleta de dados foi realizada no mês de março de 2006, sendo que os sujeitos constituíram-se de cinco adolescentes que tiveram seus filhos no ano de 2005, na maternidade Dona Catarina Kusss, localizado em Mafra/SC. Por meio dos depoimentos colhidos concluiu-se que, a experiência da amamentação para adolescentes, representa um evento importante de crescimento pessoal e formação de vínculo afetivo com o filho recém-nascido, e pode ser uma experiência prazerosa de sucesso, se tiver incentivo de uma rede de apoio efetiva (família, comunidade e profissionais de saúde).

Biografia do Autor

Adriana Moro Wieczorkievicz, Universidade do Contestado

Enfermeira. Mestranda em Desenvolvimento Regional, área temática Políticas Públicas, UnC – Campus de Canoinhas. Especialista em Cuidados Intensivos Neonatais pela Faculdade Pequeno Príncipe, Especialista em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos Ltda. Professor Substituto na Universidade do Contestado, Campus Mafra-SC. Funcionária da SES-SC. Rua: Rufino Mendes, lote 50,Condomínio Jardim América, Mafra. CEP: 89300-000.

Kleyde Ventura de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado sanduíche - Faculté dessciences infirmières/ Université de Montreal (Québec/Canadá) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-05-23

Como Citar

Wieczorkievicz, A. M., & Souza, K. V. de. (2012). A AMAMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA SOB AS “LENTES” DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(2), 37–48. https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.179

Edição

Seção

Artigos