RECONHECIMENTO DE PADRÕES DE DEFEITOS EM CONCRETO A PARTIR DE IMAGENS TÉRMICAS ESTACIONÁRIAS E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Autores

  • Roberto Pettres Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Alkimin de Lacerda Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento LACTEC

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.176

Palavras-chave:

Análise Não Destrutiva, Processamento de limagens, Reconhecimento de Padrões

Resumo

Este trabalho apresenta um método não destrutivo para o diagnóstico da integridade subsuperficial de estruturas de concreto utilizando imagens térmicas estacionárias e redes neurais artificiais (RNA). O desempenho do método é avaliado com o uso de imagens térmicas geradas numericamente com o software Ansys® em análises estacionárias de transferência de calor em blocos de concreto com anomalias conhecidas, definidas por suas dimensões, posição em relação à superficie e propriedades térmica. O método de análise foi implementado no software Matlab 6® e aplicado sobre um conjunto de 256 imagens resultantes de condições conhecidas. Os resultados foram avaliados com estimadores de erro para cada imagem, parâmetro e conjunto global testado. A RNA desenvolvida apresentou um teste com 80% das estimativas para os parâmetros característicos dos defeitos com erros relativos médios inferiores a 20%, permitindo a identificação de padrões defeituosos na estrutura de concreto.

Biografia do Autor

Roberto Pettres, Universidade Federal do Paraná

Professor de Matemática e atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná - Curitiba, Paraná, Brasil, desenvolvendo pesquisas sobre Inteligência Artificial no Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento LACTEC no Departamento de Estruturas Civis DPEC, Curitiba, Paraná, Brasil.

Luiz Alkimin de Lacerda, Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento LACTEC

Pesquisador no Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento LACTEC e gerente do Departamento de Estruturas Civis DPEC - Curitiba, Paraná, Brasil. CEP: 81531-090. Caixa Postal: 19067.

Downloads

Publicado

2012-05-23

Como Citar

Pettres, R., & Lacerda, L. A. de. (2012). RECONHECIMENTO DE PADRÕES DE DEFEITOS EM CONCRETO A PARTIR DE IMAGENS TÉRMICAS ESTACIONÁRIAS E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(2), 1–12. https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.176

Edição

Seção

Artigos