Análise do grau de orientação para os Stakeholders das empresas de capital aberto da Região Sul do Brasil

Autores

  • Renato Fabiano Cintra Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) e Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR).
  • Wagner Seiki Oguido Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR)
  • Antonio Oliveira de Carvalho Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE
  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v21i2.1376

Palavras-chave:

Estratégia. Stakeholder. Orientação para Stakeholders. Desempenho da Empresa. Empresa de Capital Aberto.

Resumo

Trata-se de uma replicação adaptada do artigo Developing a Scale for Stakeholder Orientation, pois objetivou analisar o grau de orientação para stakeholders das empresas de capital aberto da região sul do Brasil. Logo quatro categorias de stakeholders primários foram selecionadas: clientes, concorrentes, acionistas e colaboradores. Aplicou questionário com questões fechadas (escala de Likert). Realizou análise de correlação entre os itens dos questionários com seus stakeholders. Os resultados apresentam semelhança com o estudo original, que pode ser considerada uma tendência das empresas de capital aberto, porém não pode ser confirmada de que há correlação entre o grau de orientação para stakeholders e desempenho da empresa. Mesmo assim, pode evidenciar que existem correlação e alinhamento dos itens, embora tenham abordagem diferentes.

Biografia do Autor

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) e Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR).

Mestre em Administração pelo PPGA-UEL/PR (2013), Doutorando em Administração pelo PPGA-UNINOVE/SP (2014) e Funcionário Público Federal - Administrador (2012).

Wagner Seiki Oguido, Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR)

Graduado em administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR).

Antonio Oliveira de Carvalho, Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE

Doutorando em administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em administração pela Universidade Salvador (UNIFACS). Professor do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR)

Doutor em Administração pelo PPGA/UNINOVE/SP e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL). Coordenador do curso de Administração.

Publicado

2017-02-15

Como Citar

Cintra, R. F., Oguido, W. S., Carvalho, A. O. de, & Amâncio-Vieira, S. F. (2017). Análise do grau de orientação para os Stakeholders das empresas de capital aberto da Região Sul do Brasil. Ágora : Revista De divulgação científica, 21(2), 55-75. https://doi.org/10.24302/agora.v21i2.1376

Edição

Seção

Artigos