ANÁLISES FISICO-QUÍMICAS DA ÁGUA CONSUMIDA POR ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Lais Gracieli Berno Universidade do Contestado
  • Eduardo Lando Bernardo Universidade do Contestado
  • Felipe Manoel Gimenez de Oliveira Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..124

Palavras-chave:

Qualidade de água. Educação ambiental. Preservação

Resumo

O uso de índices de qualidade de água é uma tentativa que todo programa de monitoramento de águas prevê como forma de acompanhar, através de informações resumidas, a possível deterioração dos recursos hídricos ao longo da bacia hidrográfica ou ao longo do tempo. Como instrumento de pesquisa, as análises físico-químicas foram feitas com o auxílio do Ecokit, um kit de monitoramento qualitativo de água, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, e reconhecido como eficaz por diversas pesquisas sobre qualidade de água. Esta pesquisa se desenvolveu no estágio curricular supervisionado II, em uma escola pública do município de Concórdia/SC. Além de proporcionar uma análise sobre a qualidade de água consumida, esta pesquisa possibilitou aos alunos participar ativamente da pesquisa, como forma de familiarizar o aluno as práticas experimentais, em coesão com assuntos desenvolvidos em sala de aula. Em suma, a pesquisa constatou valores físico-químicos dentro dos padrões estabelecidos CONAMA, e proporcionou aos alunos participantes a interação com práticas desenvolvidas em análises científicas, que se mostrou de grande importância na fixação da temática proposta em sala de aula, levando em consideração os cuidados com recursos hídricos, as boas práticas no consumo de água e a conservação de ecossistemas próximos a corpos d’água.

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Publicado

2012-04-11

Como Citar

Berno, L. G., Bernardo, E. L., & Gimenez de Oliveira, F. M. (2012). ANÁLISES FISICO-QUÍMICAS DA ÁGUA CONSUMIDA POR ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(2esp.), p. 362–366. https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp.124