Desenvolvimento biopsicossocial de adultos com Mielomeningocele

Autores

  • Beatriz Essenfelder Borges Faculdades Pequeno Principe de Curitiba. Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba https://orcid.org/0000-0001-9750-5635
  • Mayara da Silva Kovalhuk Faculdades Integradas Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v10.2780

Resumo

A Mielomeningocele é uma doença decorrente da malformação do tubo neural nas primeiras semanas de gestação. Não possui cura, porém são proporcionados tratamentos ao longo do desenvolvimento para evitar complicações irreversíveis. Objetivo: Mostrar a atual qualidade de vida dos portadores de mielomeningocele e os obstáculos ao longo do seu desenvolvimento. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de natureza qualitativa, com cinco indivíduos com sequelas da Mielomeningocele maiores de 18 anos, que foram entrevistados. Resultado: A análise dos dados coletados foi realizada com o apoio da literatura pré-existente, os resultados permitiram compreender o impacto diário desta malformação no desenvolvimento e as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos. Conclusão: A partir dos relatos coletados foi possível compreender as limitações desenvolvidas diante das sequelas secundárias, assim como a superação e adaptação dos indivíduos com mielomeningocele ao longo do seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Mielomeningocele. Qualidade de vida. Perfil de impacto.

Biografia do Autor

  • Beatriz Essenfelder Borges, Faculdades Pequeno Principe de Curitiba. Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba

    Doutorado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Professora do Faculdades Pequeno Príncipe. Paraná. Brasil.

  • Mayara da Silva Kovalhuk, Faculdades Integradas Santa Cruz

    Especialização em andamento em Estomaterapia, Faculdade UNIBF, Graduação em Enfermagem, pela Faculdade Integradas Santa Cruz (FARESC). Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Borges BE, Kovalhuk M da S. Desenvolvimento biopsicossocial de adultos com Mielomeningocele. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 11º de maio de 2021 [citado 2º de maio de 2025];10:129-40. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/2780