Cenário da prevalência de parasitos em amostras de solo/areia no Brasil

análise sistemática

Autores

  • Thaís Dalzochio Centro Universitário CNEC de Bento Gonçalves https://orcid.org/0000-0003-1095-9111
  • Jaqueline Alessi Araldi Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (CNEC)
  • Lisiana Stuani Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2708

Resumo

Introdução: As doenças zoonóticas são transmitidas de animais para humanos, comprometendo sua saúde. A alta concentração de cães e gatos nas áreas urbanas constitui num importante papel epidemiológico na contaminação do solo e, assim na disseminação de doenças zoonóticas. A ingestão de ovos, cistos ou oocistos de parasitos e a penetração das larvas de helmintos através da pele estão frequentemente relacionadas com a contaminação ambiental. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de parasitos em amostras de solo e/ou areia no Brasil através de uma revisão sistemática da literatura. Métodos: Um total de 43 artigos foram selecionados a partir da pesquisa nas bases de dados SciELO Brasil, LILACS-Bireme PubMed/NCBI e Scopus, publicados entre 2009 e 2019. A pesquisa foi realizada utilizando os termos parasitas, solo, areia e Brasil. Resultados: Um alto número de publicações ocorreu de 2012 a 2017. Os estudos foram referentes principalmente às regiões sudeste e sul. Desta forma, estudos futuros são necessários em regiões onde existem condições limitadas de saneamento básico. Os ancilostomídeos (larvas e ovos) foram os parasitos mais frequentes, sendo os parasitos mais prevalentes em 41,8% dos estudos, seguido pelo Toxocara spp. (32,6%) e do Ascaris spp. (14%). Conclusão: O conhecimento sobre a presença de parasitos no ambiente e seu potencial de contaminação para a população é essencial. Desta forma, a promoção de campanhas educacionais relacionadas à implementação do controle zoonótico é necessária para evitar a disseminação de parasitos no ambiente.

Palavras-chave: Parasitos. Areia. Solo. Zoonose. Brasil.

Biografia do Autor

  • Thaís Dalzochio, Centro Universitário CNEC de Bento Gonçalves

    Possui graduação em Biomedicina com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Feevale. Mestrado Doutorado em Qualidade Ambiental, e especialização em Docência Universitária no Século XXI. Atualmente é professora assistente no Centro Universitário CNEC de Bento Gonçalves. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Jaqueline Alessi Araldi, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (CNEC)

    Graduação em andamento em Biomedicina. Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (CNEC). Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Lisiana Stuani, Universidade Feevale

    Graduação em Biomedicina. Universidade Feevale. Rio Grande do Sul. Brasil

Publicado

2020-10-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Dalzochio T, Araldi JA, Stuani L. Cenário da prevalência de parasitos em amostras de solo/areia no Brasil: análise sistemática. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 26º de outubro de 2020 [citado 2º de maio de 2025];9:233-47. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/2708