Monitoramento de coliformes termotolerantes e sua resistência a antibióticos na sub-bacia do rio Marombas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.5546

Resumen

A qualidade microbiológica da água de rios é um dos aspectos que determina sua finalidade de uso, e baseia-se na concentração de coliformes termotolerantes. Entretanto, a presença de coliformes resistentes a antibióticos, apesar de não ser um critério considerado pela legislação, é um aspecto grave e preocupante porque ocasiona doenças de difícil tratamento e óbitos. O presente estudo avaliou a concentração de coliformes termotolerantes e sua resistência a ampicilina, ciprofloxacina e tetraciclina em quatro rios da Sub-bacia do Rio Marombas, em Santa Catarina. As coletas foram realizadas bimestralmente por um ano. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram separadas pelo teste de Tukey. O número médio de coliformes termotolerantes foi 709 . 100 mL-1, correspondente a classe 2, indicada para consumo animal e irrigação, em concordância com o uso da água feito pela população. Porém, 41% dos isolados de coliformes apresentaram resistência à ampicilina, enquanto 10% foram resistentes à tetraciclina e ciprofloxacina. Isolados resistentes foram encontrados em todos os rios, e em todas as coletas, o que indica alta frequência e abundante disseminação desses microrganismos. A presença de bactérias resistentes a antibióticos na água pode ocasionar graves problemas de saúde humana e animal, além de contaminar o solo quando utilizada para irrigação, provocando impactos negativos no ambiente e no ecossistema como um todo. Destaca-se, portanto, a importância do monitoramento de bactérias resistentes na água, a necessidade de programas de conservação ambiental e uso racional e correto dos antibióticos, para minimizar a ocorrência de resistência microbiana.

Palavras-chave: resistência antimicrobiana; qualidade microbiológica da água; coliformes termotolerantes.

Biografía del autor/a

  • Fernanda Pucci Rosá, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Engenheira Agrônoma – mestranda em Ciência do Solo. Universidade do Estado de Santa Catarina. Lages. SC. Brasil.

  • Thais Fernandes Ronsani, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduanda em Engenharia Florestal. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil

  • Leticia Gonçalves Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduanda em Engenharia Florestal. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

  • Joni Stolberg, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor em Química. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

  • Nei Kavaguichi Leite, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor em Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

  • Sonia Purin da Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Ph.D. em Ciência do Solo. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2024-12-19

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
Rosá FP, Ronsani TF, Camargo LG, Stolberg J, Leite NK, Cruz SP da. Monitoramento de coliformes termotolerantes e sua resistência a antibióticos na sub-bacia do rio Marombas. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 2024 Dec. 19 [cited 2025 May 2];13:183-95. Available from: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/5546