Categorização da poluição do ar por navios no Porto de Santos (Santos, Brasil)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.5104

Resumen

O Porto de Santos (Santos, SP) é protagonista na economia da cidade, porém suas atividades geram conflitos com o espaço residencial urbano. O objetivo foi mensurar a poluição do ar oriunda de navios no Porto de Santos, para demonstrar aos órgãos públicos a importância dessa problemática, visando promover a melhora da saúde e da qualidade de vida da população da região. A metodologia empregada foi a conversão do volume de cargas transportadas em frações dos poluentes atmosféricos, levando em consideração os portes dos navios e seus trajetos de navegação da entrada do canal do porto até o ponto de atracação durante FEV/2021 a FEV/2022. O dióxido de carbono foi o poluente com maior emissão no período analisado, seguido de óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono, óxidos de enxofre, compostos orgânicos voláteis e material particulado. O aumento do volume de mercadorias transportadas e a maior frequência de movimentação teve relação direta com as quantidades de poluentes. O tempo de funcionamento dos motores das embarcações, tanto na entrada quanto na saída do Porto, impactou na quantidade de poluentes, assim como a velocidade de navegação, já que velocidade reduzida na entrada no canal do Porto proporciona maior economia de combustível e consequente menor poluição. Portanto, os resultados sugerem a presença de uma grande quantidade de fontes poluidores atmosféricas na região portuária de Santos, principalmente CO2, sendo o transporte de granel sólido o principal responsável no período analisado.

Palavras-chave: ecotoxicologia; poluição atmosférica; navios.

Biografía del autor/a

  • Ricardo Henrique de Ponte Ramires, Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES

    Graduando do Curso de Medicina. Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES. Santos. São Paulo. Brasil.

  • Gerson Bauer, Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES

    Mestrando da Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde e Meio Ambiente. Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES. Santos. São Paulo. Brasil.

  • Paula Andrea de Santis Bastos, Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES.

    Docente do Curso de Medicina Veterinária e Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde e Meio Ambiente. Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES. Santos. São Paulo. Brasil.

  • Edgar Maquigussa, Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES

    Docente do Curso de Medicina e Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde e Meio Ambiente. Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES. Santos. São Paulo. Brasil.

  • Elizabeth Barbosa de Oliveira Sales, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

    Docente do Curso de Medicina e Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde e Meio Ambiente. Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES. Santos. São Paulo. Brasil.

Publicado

2024-06-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
Ramires RH de P, Bauer G, Bastos PA de S, Maquigussa E, Sales EB de O. Categorização da poluição do ar por navios no Porto de Santos (Santos, Brasil). Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 2024 Jun. 21 [cited 2025 May 2];13:105-16. Available from: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/5104