Cultivo e uso de plantas medicinais na comunidade rural Sítio Bujari, Cuité, Paraíba, Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.4875

Resumen

O uso de plantas para fins terapêuticos é uma prática tradicional muito difundida na população rural, representando uma alternativa de tratamento e/ou prevenção de doenças. O presente estudo teve como objetivo avaliar o cultivo e uso de plantas medicinais por moradores da comunidade Bujari, Cuité, Paraíba. Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo e descritivo, que empregou a metodologia “Bola de Neve” para seleção da amostra e um questionário estruturado para identificação do perfil socioepidemiológico, informações de uso/cultivo das plantas e interações com medicamentos convencionais. A amostra foi composta por 17 moradores, a maioria mulheres, de 61 a 80 anos, agricultoras e aposentadas, com renda de 1-3 salários mínimos e baixa escolaridade. As principais enfermidades apresentadas foram hipertensão, diabetes e alergias respiratórias, sendo as espécies Lippia alba, Mentha sp., Cymbopogon citratus, Chenopodium ambrosioides e Plectranthus amboinicus as mais cultivadas. A maioria dos medicamentos convencionais utilizados consistia em anti-hipertensivos e hipoglicemiantes, frequentemente combinados com ervas vegetais. As orientações para um uso seguro e racional de plantas medicinais por parte de profissionais de saúde são importantes para minimizar os efeitos adversos, interações farmacológicas e agravos à saúde dos usuários em razão da vulnerabilidade do conhecimento popular dos moradores.

Palavras-chave: Plantas medicinais; Comunidade rural; Medicina tradicional.

Biografía del autor/a

  • Gemires Faustino Pereira Junior, Universidade Federal de Campina Grande

    Farmacêutico pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Paraíba. Brasil.

  • Maria da Glória Batista de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

    Mestre em Ciências Farmacêuticas, Farmacêutica da Unidade Acadêmica de Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, Paraíba, Brasil.

  • Júlia Beatriz Pereira de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Professora de Farmácia da Unidade Acadêmica de Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, Paraíba, Brasil.

Publicado

2024-05-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
Pereira Junior GF, Azevedo M da GB de, Souza JBP de. Cultivo e uso de plantas medicinais na comunidade rural Sítio Bujari, Cuité, Paraíba, Brasil. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 2024 May 27 [cited 2025 May 2];13:61-80. Available from: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/4875