Aprendizagem baseada em equipes e educação em saúde

relato de experiência

Autores/as

  • Rafaela Prediger dos Anjos Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS
  • Fernando Ribeiro dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Carolina Lorenço Mendonça Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tatiana Carvalho Reis Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Liliane Patricia Plentz Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS
  • Juliana Dias Reis Pessalacia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3402

Resumen

Introdução: Diante do rápido desenvolvimento técnico-científico e das mudanças socioeconômicas e políticas a Team Based Learning (TBL), apresenta-se como uma estratégia inovadora de aprendizagem integrada e contextualizada, centrada no aluno, que tem por base a investigação para a resolução de problemas, a partir dos conhecimentos previamente adquiridos.1-2 Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos do grupo PET-Saúde Interprofissionalidade no desenvolvimento de atividades de educação em saúde a partir do TBL. Metodologia: Relato de experiência acerca das atividades de educação em saúde do “Gravi Dia”, realizada em uma Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde no município de Três Lagoas-MS. Buscou-se desenvolver uma roda de conversa junto às gestantes da comunidade e a equipe de saúde, informando e esclarecendo dúvidas em relação à gestação. Optou-se pelo método TBL de forma a proporcionar um ambiente motivador e cooperativo entre a equipe. Consideramos para sua implementação, as quatro etapas disponíveis na literatura: 1) preparação individual; 2) avaliação da garantia de preparo; 3) aplicação dos conceitos e 4) avaliação entre os pares.2 Resultados: Na primeira etapa, fase de preparo e desenvolvimento do material, todos da equipe estavam envolvidos. Essa etapa deve envolver mais do que a simples leitura de textos. Os alunos devem estar aptos a formular questões e demonstrar o entendimento das mesmas através da síntese das informações. Na segunda etapa, foram discutidas e esclarecidas dúvidas quanto ao assunto que seria abordado, permitindo um feedback imediato para cada aluno. Como cada curso tem os conhecimentos específicos de sua área a respeito da temática abordada, houve uma troca de experiência entre os acadêmicos. Foi perceptível a falta de envolvimento de alguns acadêmicos, os quais demonstraram falta de conhecimento sobre a temática. Esta dificuldade pode ser decorrente da falta de interesse ou preparo prévio do aluno, ou do fato de apresentarem diferenças no nível de conhecimento básico sobre o assunto. Já na etapa três, a partir das orientações e dicas de todos os participantes, a equipe pode aprimorar a atividade, avistando-se o cenário prático. Na quarta e última etapa, a avaliação entre os pares foi considerada uma fragilidade, pois não ocorreu, mas sim uma avaliação da ação e do desempenho do grupo como um todo.  Após a atividade observou-se que com uma melhor organização, motivação e dedicação foi possível atingir os resultados esperados. Percebe-se a importância de realizar posteriormente a avaliação entre os pares, como estratégia de incentivar as contribuições individuais e valorizar o trabalho em equipe.  Considerações Finais: Pretende-se utilizar o TBL nas próximas atividades, buscando não somente um maior conhecimento dos participantes, mas também um aprimoramento das habilidades de comunicação, solução de problemas e colaboração interprofissional.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Educação Baseada em Competências.

Biografía del autor/a

  • Rafaela Prediger dos Anjos, Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS

    Aluna Bolsista. Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Fernando Ribeiro dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Aluno não-bolsista. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Ana Carolina Lorenço Mendonça, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Aluna bolsista. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Tatiana Carvalho Reis Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Tutora. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Liliane Patricia Plentz, Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS

    Tutora. Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Juliana Dias Reis Pessalacia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Tutora. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

1.
Anjos RP dos, Santos FR dos, Mendonça ACL, Martins TCR, Plentz LP, Pessalacia JDR. Aprendizagem baseada em equipes e educação em saúde: relato de experiência. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 2020 Dec. 1 [cited 2025 May 3];9(Supl.1):27-8. Available from: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3402