Psicomotricidade para portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Autores/as

  • Flavia Tais Silva Oliveira Camargo Instituição Sociedade Integrada de Apoio Sócio Cultural-SIASC em São Bento do Sul-SC.
  • Maria Rita Bruel Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.292

Palabras clave:

Criança, Teste psicomotor, Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade

Resumen

O estudo foi realizado em uma instituição de apoio sociocultural, que atende crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais. A amostra contou com três meninas e três meninos de oito a onze anos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a Bateria Psicomotora (BPM) de Fonseca (1995) e observação de performance e desempenho de atividades psicomotoras por meio de pesquisa intervencionista. Os objetivos foram verificar o nível de desenvolvimento motor de portadores de TDAH submetidos a um programa de psicomotricidade. Os resultados de pré e pós-teste principais foram: no fator Equilibração o grupo evoluiu de Dispráxico para Eupráxico (2,77±33,40 – 3,47±41,39); no fator Lateralidade o grupo apresentou perfil Hiperpráxico, tendo preferencial direita no pré e pós-teste. No fator Noção de Corpo o grupo apresentou perfil Eupráxico (3,3±67,0 - 3,3±76,9); no fator Estruturação Espaço-temporal o grupo evoluiu de Dispráxico para Eupráxico (2,5±40,7 – 3,4±52,8); no fator Praxia Global o grupo evoluiu de Dispráxico para Eupráxico (2,3±41,5 – 3,5±56,2); no fator Praxia Fina o grupo apresentou perfil psicomotor Eupráxico (3,5±41,4 – 3,7±44,1). Resultados da intervenção pedagógica, que totalizava 118 pontos (Frequência absoluta): em pré-teste o grupo obteve a média de F.r. 97,8%. Em pós-teste a média de F.r obtida pelo grupo foi de 109,2%, significando que o grupo apresentou melhora de performance e desempenho considerada boa e a intervenção pedagógica com atividades psicomotoras apresentou-se como válida para portadores de TDAH.

Biografía del autor/a

  • Flavia Tais Silva Oliveira Camargo, Instituição Sociedade Integrada de Apoio Sócio Cultural-SIASC em São Bento do Sul-SC.
    Professora e Bacharel em Educação Física-Professora de Educação Especial na Instituição Sociedade Integrada de Apoio Sócio Cultural-SIASC em São Bento do Sul-SC.
  • Maria Rita Bruel, Universidade do Contestado

    Professora Titular de Metodologia da Pesquisa, Professora Substituta de Metodologia do Ensino da EF, TCC, Sociologia.

    Doutora em Pedagogia da Educação Física.

Publicado

2013-03-11

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
Camargo FTSO, Bruel MR. Psicomotricidade para portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 2013 Mar. 11 [cited 2025 May 3];1(2):41-52. Available from: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/292