Prevenção de problemas posturais: a importância do professor de educação física
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v5i2.1009Palabras clave:
Postura. Prevenção. Educação Física.Resumen
Objetivo: O presente estudo buscou como objetivo verificar a importância do professor de educação física diante do assunto “Postura Corporal”, e suas possíveis intervenções, no sentido da educação postural ainda nos anos iniciais do ensino fundamental, como medidas preventivas. Material e Métodos: Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com bases de dados do SciELO, Medline, Cochrane, com levantamento bibliográfico de fontes literárias como artigos, periódicos, revistas, sites e livros. Resultados e Discussões: Através da literatura pesquisada foi possível verificar que o professor de Educação Física, pode ajudar detectar possíveis alterações na sua postura, bem como, conscientizar, orientar, prevenir, e ainda possibilitar aquisições de hábitos saudáveis, que possam ser redimensionados para toda vida da criança. Conclusão: Neste estudo algumas propostas preventivas foram elucidadas através dos autores referenciados, e podem-se tornar de grande valia para outros estudos sobre possibilidades pedagógicas de prevenção de males posturais através do professor de Educação Física, e também como suporte de trabalho ao professor na estruturação de suas aulas e ações pedagógicas.Descargas
Publicado
2016-12-16
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Artigos
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1.
Chicorski M, Müller RP, Lima VA de, Souza WC de, Mascarenhas LPG, Rosa MAS. Prevenção de problemas posturais: a importância do professor de educação física. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 2016 Dec. 16 [cited 2025 May 3];5(2):74-81. Available from: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/1009