Concepções e práticas da educação ambiental

Autores

  • Tiago Kamiensky Lopes Universidade do Contestado
  • Solange Reiguel Vieira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Viviane Maneira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Vivian Cristine de Lima Corrêa Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Genésio Roberto Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v6i2.977

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Interdisciplinaridade. Meio Ambiente.

Resumo

Atualmente a relação entre meio ambiente e educação têm assumido um papel desafiador a cada dia. A Educação Ambiental é considerada uma dimensão da educação que trata da relação entre sociedade e meio ambiente. Assim, a disciplina de Geografia por tratar dessas questões que se materializam no espaço geográfico contribui para que a Educação Ambiental seja efetivada de forma mais eficaz e contextualizada dentro das instituições de ensino. Nesse sentido, faz-se necessário identificar a maneira como os conteúdos relacionados à Educação Ambiental é trabalhada nos ambientes escolares. O artigo procura identificar as concepções e práticas de Educação Ambiental com base em pesquisa realizada em duas escolas Estaduais de Rio Negro, PR, bem como as dificuldades encontradas no desenvolvimento da Educação Ambiental no cotidiano escolar e comunidade. Este trabalho utilizou metodologia de pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa e coleta de dados dos sujeitos compostos por alunos do terceiro ano do ensino médio e professores. Os resultados evidenciaram que existe uma grande lacuna entre o ensino e a Educação Ambiental, e o processo da inserção da Educação Ambiental necessita de uma elaboração metodológica atrativa e que esta não vem de maneira pronta e acabada, necessitando ser construída passo a passo, com a necessidade de ser elaborada através da realidade vivenciada na sociedade atual. A Educação Ambiental tem sido um elemento essencial para se repensar as práticas e teorias que fundamentam as ações educativas de maneira interdisciplinar, seja nos ambientes formais ou informais da educação, constituindo assim verdadeiras comunidades de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Tiago Kamiensky Lopes, Universidade do Contestado
    Licenciado em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).– Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

     

     

  • Solange Reiguel Vieira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
    Licenciada em Geografia. Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Paraná. Brasil
  • Viviane Maneira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
    Licenciada em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Paraná. Brasil.
  • Vivian Cristine de Lima Corrêa, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
    Licenciada em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Paraná. Brasil.
  • Genésio Roberto Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
    Licenciado em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Paraná. Brasil.

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Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Lopes TK, Vieira SR, Maneira V, Corrêa VC de L, Camargo GR. Concepções e práticas da educação ambiental. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 20º de dezembro de 2017 [citado 2º de maio de 2025];6(2):3-15. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/977