Exercício físico na promoção da saúde na terceira idade

Autores

  • William Cordeiro de Souza Especialista em Fisiologia do Exercício com Ênfase em Treinamento Esportivo. Pesquisador do Núcleo de Estudo Estudo em Atividade Física - NEAF. Universidade do Contestado - UnC.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.
  • Marcos Tadeu Grzelczak Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.
  • Douglas Tajes Junior Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.
  • Fabrício Faitarone Brasilino Professor da Universidade da Região de Joinville – Univille.
  • Valderi Abreu de Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.672

Palavras-chave:

Envelhecimento. Idosos. Atividade Física.

Resumo

O presente estudo de característica descritiva exploratória buscou como objetivo realizar uma revisão bibliográfica, constituído como parâmetros científicos as bases de dados, com o intuito de verificar a importância do exercício físico na terceira idade e os benefícios que o mesmo traz para uma melhor promoção da saúde. A metodologia e os critérios utilizados para a seleção dos artigos para a presente pesquisa foi o seguinte: foram utilizadas as bases de dados do SciELO, LILACS, Dialnet e Ladindex. As palavras chaves foram selecionadas de acordo com os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), sendo assim escolhidas as que abordassem exercício físico, idosos e envelhecimento. Foram selecionados 24 estudos publicados na Argentina, Brasil e México entre o período de 1999 á 2012. As seguintes recomendações foram semelhantes na maioria dos trabalhos: que o exercício físico estruturado e planejado beneficia tantos os aspectos físicos e psicológicos da pessoa idosa. 

Biografia do Autor

  • William Cordeiro de Souza, Especialista em Fisiologia do Exercício com Ênfase em Treinamento Esportivo. Pesquisador do Núcleo de Estudo Estudo em Atividade Física - NEAF. Universidade do Contestado - UnC.
    Especialista em Fisiologia do Exercício com Ênfase em Treinamento Esportivo. Pesquisador do Núcleo de Estudo Estudo em Atividade Física - NEAF. Universidade do Contestado - UnC.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.
    Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado  - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.
  • Marcos Tadeu Grzelczak, Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.
    Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado  - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.
  • Douglas Tajes Junior, Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.
    Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado  - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.
  • Fabrício Faitarone Brasilino, Professor da Universidade da Região de Joinville – Univille.
    Professor da Universidade da Região de Joinville – Univille.
  • Valderi Abreu de Lima, Universidade Federal do Paraná
    Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Souza WC de, Mascarenhas LPG, Grzelczak MT, Tajes Junior D, Brasilino FF, Lima VA de. Exercício físico na promoção da saúde na terceira idade. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 6º de julho de 2015 [citado 24º de maio de 2025];4(1):55-6. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/672