Talinum triangulare e Ocimum basilicum como biofiltros naturais de nitrogênio e fósforo em sistemas aquapônicos
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v14.5987Resumo
A aquaponia é uma técnica de cultivo integrada entre peixes e plantas, promovendo o reaproveitamento de resíduos metabólicos dos peixes como fonte de nutrientes para o crescimento vegetal. Estudos demonstram que a dinâmica desses nutrientes pode ser influenciada pela espécie vegetal cultivada e seu estádio de desenvolvimento. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do crescimento de Talinum triangulare (cariru) e Ocimum basilicum (manjericão) sobre a concentração de nutrientes na solução aquapônica ao longo do tempo. O experimento foi conduzido em um sistema de jangada flutuante, utilizando tambaquis como fonte de efluente, com quatro semanas de avaliação (S1 a S4) e amostragens horárias em cada semana (H0 a H4). Os parâmetros analisados foram TAN, nitrato, nitrito e ortofosfato. A qualidade da água manteve-se dentro de parâmetros adequados para a aquaponia. As concentrações de nutrientes variaram entre as espécies e ao longo do tempo. T. triangulare apresentou maior remoção de TAN nas horas centrais do dia, enquanto O. basilicum destacou-se na remoção de nitrito. A eficiência de absorção de nutrientes foi influenciada pela idade das plantas, embora não tenha havido diferença significativa entre as espécies. T. triangulare acumulou mais biomassa e mostrou correlação positiva com ortofosfato, ao passo que O. basilicum apresentou correlação negativa mais forte com nitrito. Conclui-se que o desempenho na remoção de nutrientes está relacionado ao crescimento vegetal, reforçando a importância do manejo do tempo de cultivo e da escolha de espécies com perfis complementares.
Palavras-chave: qualidade da água; produção de biomassa; absorção de nutrientes pelas plantas; reuso de efluente; agricultura sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.