Qualidade do ar em ambientes internos de unidades de assistência à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.5569

Resumo

A qualidade do ar interior em ambientes destinados ao atendimento a saúde, tem gerado grandes preocupações, por serem locais onde há grande ocupação por indivíduos debilitados, predisponíveis a adquirir doenças vinculadas a contaminantes e poluentes disseminados no ar. A pesquisa objetivou analisar a qualidade do ar interior em unidades de assistência à saúde. A pesquisa refere-se a um estudo de desenho transversal, realizado no mês de fevereiro de 2023, sendo analisados a abundância de fungos filamentosos e bactérias, temperatura, umidade, CO² e velocidade do ar. Em todos os locais amostrados foi detectado a presença de fungos filamentosos e bactérias. Em todas as 5 unidades, os valores de umidade relativa e velocidade do ar excederam valores permitidos pela resolução em vigência. Verifica-se a necessidade da adoção de medidas, que assegurem a qualidade do ar interior e saúde dos indivíduos.

Palavras-chave: critérios de qualidade do ar; normas de qualidade do ar; poluição do ar; controle da qualidade do ar; poluição do ar em ambientes fechados.

Biografia do Autor

  • João Victor Araújo da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

    Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

  • Rossean Golin, Universidade Federal de Mato Grosso

    Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Cuiabá, Mato Grosso. Brasil.

  • Danila Soares Caixeta, Universidade Federal de Mato Grosso

    Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Cuiabá, Mato Grosso. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Silva JVA da, Golin R, Caixeta DS. Qualidade do ar em ambientes internos de unidades de assistência à saúde. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 19º de dezembro de 2024 [citado 2º de maio de 2025];13:196-212. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/5569