Análises microbiológicas de bionsumos multiplicados a partir de Bacillus e Trichoderma em biofábricas na região de Curitibanos – SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.5135

Resumo

O desenvolvimento do agronegócio brasileiro tem sido cada vez mais pautado no uso de microrganismos na agricultura. Com a crescente demanda por produtos biológicos, muitos agricultores passaram a multiplicar bactérias e fungos em suas propriedades em biofábricas, em um sistema conhecido como on farm. Entretanto, essas instalações são comumente desprovidas de qualquer controle sanitário e isso resulta em baixíssima multiplicação do microrganismo alvo e predominância de contaminantes. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi analisar a qualidade de produtos multiplicados a partir de produtos à base de Bacillus e Trichoderma na região de Curitibanos – SC. As análises compreenderam aspectos de pH, coloração e quantificação de microrganismos multiplicados, tanto os provenientes do produto original como os contaminantes, com base em características morfológicas das colônias. A maior parte das amostras não apresentava o microrganismo que os produtores desejavam propagar, e todas as amostras analisadas apresentavam microrganismos contaminantes. Os dados revelam que a multiplicação a partir das biofábricas não foi eficiente para gerar bioinsumos com qualidade e concentração adequada. Esses microrganismos multiplicados, se utilizados em áreas agrícolas, contaminarão o solo, plantas e, possivelmente, recursos hídricos, e representam um considerável risco para a saúde ambiental, bem como humana.

Palavras-chave: inoculantes; sistema on farm; controle biológico.

Biografia do Autor

  • Estela Kovalski, Universidade Federal de Santa Catarina

    Acadêmica do curso de Agronomia. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos, Santa Catarina. Brasil.

  • Emerson Gabriel Cardoso dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Acadêmico do curso de Agronomia. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos, Santa Catarina. Brasil.

  • Julia dos Santos Ganen, Universidade Federal de Santa Catarina

    Acadêmica do curso de Agronomia. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

  • Marco Antonio Nogueira, EMBRAPA Soja

    Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas). EMBRAPA Soja. Londrina, Paraná. Brasil.

  • Mariangela Hungria da Cunha, EMBRAPA Soja

    Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo). EMBRAPA Soja – Londrina. Paraná. Brasil.

  • Sonia Purin da Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Ph.D. em Ciência do Solo. Professora de Microbiologia. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Kovalski E, Passos EGC dos, Ganen J dos S, Nogueira MA, Cunha MH da, Cruz SP da. Análises microbiológicas de bionsumos multiplicados a partir de Bacillus e Trichoderma em biofábricas na região de Curitibanos – SC. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 21º de outubro de 2024 [citado 23º de maio de 2025];13:131-49. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/5135