Meningite em João Pessoa – PB

caracterização clínico-epidemiológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.4903

Resumo

Introdução: A meningite é uma doença que se caracteriza pela inflamação das meninges, podendo ser ocasionada por vírus, bactérias, fungos, helmintos, protozoários ou impactos mecânicos, sendo as formas infecciosas as mais comuns. Objetivo: Analisar os aspectos epidemiológicos dos casos de meningite em João Pessoa, entre os anos de 2009 a 2019. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, analítico e documental, em que os dados dos casos confirmados no Brasil foram extraídos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Para análise estatística foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences (versão 13.0). Resultados: 297 casos de meningite foram confirmados, sendo o maior percentual (29%) e a maior taxa de incidência (11,5 casos/100 mil habitantes) registrados em 2011. O perfil de afetados foi composto majoritariamente por indivíduos do sexo masculino, de 5 a 9 anos, baixa escolaridade, residentes na zona urbana e de etnia parda. Foi encontrada associação significativamente positiva entre o desfecho clínico e escolaridade (p = 0,012). O principal método usado para diagnóstico foi o quimiocitológico. Quanto à evolução, a maior parte dos casos evoluiu para a alta, embora tenha ocorrido letalidade de 9,4%. Dentre as diversas etiologias, as maiores letalidades ocorreram em casos de meningite não especificada (15%) e meningite bacteriana (12,1%). Conclusão: A meningite permanece como um importante problema de saúde pública no município de João Pessoa, sendo necessária uma atenção permanente por parte dos gestores no tocante ao controle e monitoramento epidemiológico da doença.

Palavras-chave: Meningite; Bacterioses; Epidemiologia.

Biografia do Autor

  • Alison Pontes da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

    Farmacêutico, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité. Paraíba. Brasil.

  • Wagner Bernardo da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

    Farmacêutico, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité. Paraíba. Brasil.

  • Gustavo Fernandes Queiroga Moraes, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutora em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Campina Grande, Cuité. Paraíba. Brasil.

  • Francisco Patricio de Andrade Júnior, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre e Doutorando em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa. Paraíba. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Silva AP da, Silva WB da, Moraes GFQ, Barbosa VS de A, Andrade Júnior FP de. Meningite em João Pessoa – PB: caracterização clínico-epidemiológica. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 14º de março de 2024 [citado 2º de maio de 2025];13:1-15. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/4903