Dois anos de pandemia COVID-19

casos de gestantes hospitalizadas em um município referência de maternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.4864

Resumo

A pandemia COVID-19 teve consequências significativas para a população global. Entre os grupos que foram diretamente afetados, encontram-se as gestantes. É sabido que esse grupo apresenta maior vulnerabilidade aos efeitos da COVID-19. O objetivo da pesquisa analisar os casos de COVID-19 em gestantes hospitalizadas em um município no sudoeste mato-grossense. Estudo caráter descritivo, exploratório, retrospectivo e documental, com abordagem quantitativa. Os dados foram referentes ao período de abril de 2020 a abril de 2022, no município de Rondonópolis, Mato Grosso, coletados do painel de indicador COVID-19 do Estado de Mato Grosso. Incluíram todos casos de gestantes hospitalizadas notificadas por COVID-19 e variáveis clínicas e epidemiológicas. Foi realizada a análise descritiva dos dados dispostos em tabelas com frequências simples e absoluta e auxílio do software estatístico R. Foram realizados o teste de aderência de Qui-quadrado e o teste de correlação de Kendall, ao nível de significância de 5% (p-valor<0,05). Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Durante o período de estudo, houveram total 50 notificações de COVID-19 em gestantes hospitalizadas. Predominaram casos nos meses de julho de 2020 e de 2021 (16%), faixa etária 30 a 39 anos (50%), cor parda (58%), não possuíam comorbidade (74%), hospitalizadas em leitos de enfermarias (72%) e desfechos cura/alta (82%) e óbitos (14%). Houve significância estatística das variáveis estudadas. Evidencia a importância de medidas de prevenção e da atenção da comunidade científica para este grupo com o intuito de prevenir agravos ao binômio mãe-filho.

Palavras-chave: COVID-19; hospitalizações; gestante.

Biografia do Autor

  • Ryan Aparecido da Cruz Correia, Universidade Federal de Rondonópolis

    Acadêmico de Enfermagem e bolsista de iniciação científica CNPQ. Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Rondonópolis. Mato Grosso. Brasil. 

  • Ana Flávia Ferreira Lima, Universidade Federal de Rondonópolis

    Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Rondonópolis. Mato Grosso. Brasil. 

  • Liliam Carla Vieira Gimenes Silva, Universidade Federal de Rondonópolis

    Mestre. Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Rondonópolis. Mato Grosso. Brasil.

  • Débora Aparecida da Silva Santos, Universidade Federal de Rondonópolis

    Doutora. Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Rondonópolis. Mato Grosso. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Correia RA da C, Lima AFF, Silva LCVG, Santos DA da S. Dois anos de pandemia COVID-19: casos de gestantes hospitalizadas em um município referência de maternidade . Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 19º de março de 2024 [citado 2º de maio de 2025];13:47-60. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/4864