Educação interprofissional através do projeto terapêutico singular no PET-Saúde/ interprofissionalidade

Autores

  • Miriam Cristina José Valério Universidade do Contestado
  • Daniele Niejelski Melechenko Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva
  • Geise Patrícia Henrique de Melo Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva
  • Inara Fernandes dos Santos Universidade do Contestado
  • Maria Eduarda Frederico do Rosário Universidade do Contestado
  • Rafaela Prestes de Souza Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3425

Resumo

Introdução: As metodologias ativas são imprescindíveis na formação do profissional da saúde, a fim de formar profissionais críticos, resolutivos e conhecedores das realidades sociais. Estas metodologias de ensino, colocam o aluno, como centro do processo de ensino aprendizagem, estimulando-o a desenvolver seu de conhecimento. Ao ultrapassar o modelo bancário de ensino, se promove a formação de profissionais destituídos da mecanicidade e que perpassam aos limites da reprodução das habilidades. O acompanhamento de uma atividade na prática é um meio didático capaz de produzir aprendizado significativo, pois instiga o aluno a buscar conhecimento teórico já adquirido ao longo de sua formação acadêmica e aprimora conceitos ainda vagos1. Tradicionalmente, a terapia utilizada para os indivíduos tinha como foco principal apenas a sua patologia, esse modelo vem sofrendo alterações que buscam propor um cuidado integral considerando a particularidade de cada sujeito. Assim, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) é utilizado pelos profissionais como uma ferramenta que busca propor um cuidado integral a cada usuário, considerando sua necessidade de saúde, através de uma equipe interprofissional que coloca o indivíduo no centro da atenção de sua saúde, tornando-se fundamental a participação de cada membro, permitindo a troca de saberes e conhecimento2,3. Sendo assim, usar o PTS como metodologia ativa de ensino, se apresenta favorável a formação acadêmica. Objetivo: Relatar a experiência do PTS, como metodologia de aprendizagem. Metodologia: Usar a experiência obtida durante uma vivência do PET Saúde, no acompanhamento de uma consulta domiciliar a um paciente do sexo masculino, 80 anos, acamado e portador de Doença Crônica Não Transmissível, pós AVC, usuário de sonda vesical de demora, gastrostomizado. Através do através do PTS, o tratamento do paciente foi revisto e reajustado, assim como os conceitos relativos a fisiopatologia e terapêutica foram aprofundados. Resultados: O acompanhamento do atendimento domiciliar permitiu observar a importância do trabalho interprofissional para a melhora do caso clínico. Percebe-se que o PTS foi indispensável para delinear o tratamento, conforme a necessidade do paciente. Os cuidados familiares foram simplificados, pela frequência semanal das visitas. Através da metodologia se pode revisar conceitos aprendidos e incorporar novos, que tornaram o processo ensino aprendizagem significativo, facilitando a vinculação da teoria com a prática. Considerações Finais: O PTS é importante em algumas situações, sendo uma forma de promover métodos que visam auxiliar o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo/família. Através da metodologia ativa de aprendizagem, é possível revisar, reforçar e incorporar conceitos, dando maior significado ao processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Consulta domiciliar. Equipe multiprofissional. Atenção Básica. Aprendizado Contextualizado. Aprendizagem na Prática.

Biografia do Autor

  • Miriam Cristina José Valério, Universidade do Contestado

    Coordenadora de grupo. Docente na Universidade do Contestado – UnC. Santa Catarina. Brasil.

  • Daniele Niejelski Melechenko, Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva

    Preceptora. Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva. Santa Catarina. Brasil. 

  • Geise Patrícia Henrique de Melo, Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva

    Preceptora. Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva. Santa Catarina. Brasil.

  • Inara Fernandes dos Santos, Universidade do Contestado

    Bolsista. Acadêmica de Psicologia na Universidade do Contestado – UnC. Santa Catarina. Brasil.

  • Maria Eduarda Frederico do Rosário, Universidade do Contestado

    Bolsista. Acadêmica de Fisioterapia na Universidade do Contestado – UnC. Santa Catarina. Brasil.

  • Rafaela Prestes de Souza, Universidade do Contestado

    Voluntária. Acadêmica de Enfermagem na Universidade do Contestado – UnC. Santa Catarina. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

1.
Valério MCJ, Melechenko DN, Melo GPH de, Fernandes dos Santos I, Rosário MEF do, Souza RP de. Educação interprofissional através do projeto terapêutico singular no PET-Saúde/ interprofissionalidade. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 2º de maio de 2025];9(Supl.1):55-6. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3425