Divulgação de informação no eixo ensino-serviço-comunidade produzidos pelo grupo de vigilância em saúde Curitiba – Paraná

Autores

  • Jackeline Akemi Itiyama Universidade Federal do Paraná
  • Neferti Júlio Mastey Universidade Federal do Paraná
  • Mayara Maemi Matsuzaki Universidade Federal do Paraná
  • Inaye Ribeiro Universidade Federal do Paraná
  • Evelyn Louise Antonio Universidade Federal do Paraná
  • Laura Christina Macedo Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Moura D’Almeida Miranda Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3424

Resumo

Introdução: A pandemia causada pelo novo coronavírus, implicou em suspensão das atividades presenciais na Universidade Federal do Paraná¹, como também, no PET - Saúde Interprofissionalidade em Curitiba. Entretanto, o grupo Vigilância em Saúde continuou desenvolvendo atividades baseadas no trabalho interprofissional e na prática colaborativa², pois identificou a necessidade de divulgação de informações no eixo ensino-serviço-comunidade por meio do compartilhamento de materiais respaldados cientificamente, com intuito de elucidar dúvidas da sociedade. Objetivo: Caracterizar a produção de materiais educativos relacionados à pandemia de covid19 realizadas pelo grupo Vigilância em Saúde do PET Saúde Interprofissionalidade de Curitiba. Método: Relato de experiência sobre materiais educativos produzidos entre março e julho de 2020 pela coordenadora, tutoras, preceptoras e estudantes bolsistas. O grupo é composto por enfermeiras, dentista, médica e estudantes de graduação em enfermagem, farmácia, odontologia, terapia ocupacional e medicina. Os campos de atuação são unidades básicas e distritos sanitários de saúde. Resultados: Em cinco meses foram produzidos cinco cartilhas, seis vídeos, dois folders e um cartaz. No mês de março formulou-se uma cartilha e um vídeo, sobre: o novo coronavírus e medidas de segurança para trabalhadores de saúde. Em abril produziu-se cartilha, folder e vídeo sobre o uso correto da máscara de tecido. Em maio foi feito um vídeo explicativo sobre as atividades do grupo. Em junho foram elaborados: vídeo sobre medidas de segurança nos supermercados e cartilha sobre o programa de responsabilidade sanitária e social em Curitiba. Em julho, confecção de folder sobre a classificação de risco de contaminação de acordo com a atividade local; cartilha e vídeo sobre cuidados no consultório odontológico com cartaz explicativo para os pacientes. Para a criação dos materiais foram utilizadas informações disponíveis em artigos científicos nacionais e internacionais e conteúdo disponibilizado em sites governamentais. Os materiais produzidos continham ilustrações e textos curtos, visando transmitir informações de forma simples e esclarecedora e foram divulgados nas redes sociais do grupo: Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp. De acordo com os registos do grupo, as informações chegaram diretamente a 528 pessoas, que, tornaram-se replicadores destas informações. Conclusão: A elaboração de materiais educativos e informes para adoção de medidas preventivas contra a Covid-19, mostrou-se um instrumento de produção de conhecimento de maneira remota que auxilia no entendimento e divulgação de informação no eixo ensino- serviço-comunidade. Por meio das atividades desenvolvidas, o PET tem alcançado a educação pelo trabalho em saúde e promovido a integração entre docentes, estudantes de graduação e profissionais da rede municipal de saúde.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Coronavírus. Isolamento social.

Biografia do Autor

  • Jackeline Akemi Itiyama, Universidade Federal do Paraná

    Aluna do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

  • Neferti Júlio Mastey, Universidade Federal do Paraná

    Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

  • Mayara Maemi Matsuzaki, Universidade Federal do Paraná

    Aluna do Curso de Graduação em Odontologia, bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

  • Inaye Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

    Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil

  • Evelyn Louise Antonio, Universidade Federal do Paraná

    Dentista, Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde em Curitiba. Preceptora do Subgrupo Vigilância em Saúde –  PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

  • Laura Christina Macedo, Universidade Federal do Paraná

    Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem. Coordenadora do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

  • Fernanda Moura D’Almeida Miranda, Universidade Federal do Paraná

    Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem. Coordenadora do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

1.
Itiyama JA, Mastey NJ, Matsuzaki MM, Ribeiro I, Antonio EL, Macedo LC, et al. Divulgação de informação no eixo ensino-serviço-comunidade produzidos pelo grupo de vigilância em saúde Curitiba – Paraná. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 2º de maio de 2025];9(Supl.1):47-8. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3424