Elaboração de disciplina de redes de atenção à saúde através da educação interprofissional

Autores

  • Rafaela Gessner Lourenço Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda de Souza Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Luana Santos Conceição Universidade Federal do Paraná
  • Maria Eduarda Verbinen Universidade Federal do Paraná
  • Joseane Maria Andrade Mouzinho de Oliveira Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
  • Allan Kardec de Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3423

Resumo

Introdução: A interprofissionalidade ocorre quando duas ou mais profissões trabalham juntas para alcançar objetivos comuns e permite que profissionais da saúde trabalhem juntos para resolver questões relacionadas a saúde do indivíduo e/ou de uma comunidade1. Este conhecimento é fundamental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e na formação dos profissionais da saúde. Um dos objetivos  grupo Redes de Atenção, do PET Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é  proporcionar aos alunos dos cursos de enfermagem, farmácia e medicina conhecimentos teóricos sobre o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde do município de Curitiba, além de vivências práticas em serviços selecionados e interações com alunos e profissionais da saúde de diferentes áreas, visando o entendimento sobre a importância do trabalho  interprofissional no contexto do SUS. Objetivo: relatar a experiência de construção da disciplina intitulada “Redes de Atenção à Saúde (RAS)” no contexto do desenvolvimento das atividades de um grupo PET na UFPR. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. Resultado: A disciplina ‘Redes de Atenção à Saúde’ foi construída a partir da vivência de alunos, tutores e preceptores do PET em equipamentos de saúde que compõem a Rede de Atenção do município de Curitiba, como um Centro de Atenção Psicossocial, o Laboratório Municipal, uma Unidade Básica de Saúde e uma Unidade de Pronto-Atendimento. Essas vivências revelaram que os aprendizados e experiências proporcionados pelo PET Saúde/Interprofissionalidade são importantes na formação dos cursos de saúde, que, por vezes, possuem carências na abordagem da temática das RAS.  Dessa forma, a disciplina possui como objetivo proporcionar, a partir do reconhecimento e vivência das dinâmicas de diversos equipamentos de saúde componentes da RAS, a reflexão dos conceitos: redes de atenção à saúde, gestão do cuidado e articulação de redes. Possui caráter optativo e carga horária total de 60h, sua ementa foi planejada a partir da metodologia ativa de ensino e está estruturada em um formato que permite que os alunos interessados possam ter 12h de vivência prática em cada um dos quatro serviços selecionados. Até agosto de 2020, a disciplina foi aprovada pelo colegiado do curso de farmácia da Universidade. Considerações finais: A disciplina a ser ofertada permite sensibilizar e modificar paradigmas de processos de trabalhos para os estudantes envolvidos que considerem a interprofissionalidade como filosofia corrente de trabalho.  

Palavras-chave: Educação Interprofissional; Atenção à Saúde; Assistência à Saúde; Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

  • Rafaela Gessner Lourenço, Universidade Federal do Paraná

    Coordenadora do grupo tutorial. Docente do departamento de Enfermagem Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

  • Fernanda de Souza Ferreira, Universidade Federal do Paraná

    Bolsista. Discente Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

  • Luana Santos Conceição, Universidade Federal do Paraná

    Bolsista. Discente Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

  • Maria Eduarda Verbinen, Universidade Federal do Paraná

    Voluntária. Discente Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil. E-mail:  

  • Joseane Maria Andrade Mouzinho de Oliveira, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba

    Preceptora. Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Paraná. Brasil.

  • Allan Kardec de Lima, Universidade Federal do Paraná

    Tutor. Docente do departamento de Farmácia Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

1.
Lourenço RG, Ferreira F de S, Conceição LS, Verbinen ME, Oliveira JMAM de, Lima AK de. Elaboração de disciplina de redes de atenção à saúde através da educação interprofissional. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 2º de maio de 2025];9(Supl.1):57-8. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3423