Contribuições do grupo Tutorial Dois para o PET-Saúde/Interprofissionalidade

Autores

  • Lana Cavassin Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gabriella Garcia da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Susane Karine Kerckoff Machado Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thomas Vatanabe Cartier Laranjeira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Aline Massaroli Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3418

Resumo

Introdução: De modo a integrar ensino-serviço-comunidade, o PET-Saúde/Interprofissionalidade em Chapecó/SC reuniu a Secretaria de Saúde de Chapecó (SESAU) e três instituições de ensino superior (IES) do município: a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Organizaram-se cinco grupos tutoriais compostos por docentes e discentes dos cursos em Educação Física, Enfermagem, Medicina e Psicologia das IES participantes e com os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cada grupo tutorial é designado a uma UBS do município, no qual são responsáveis por desenvolver ações conforme as necessidades locais, estimulando o desenvolvimento de competências colaborativas e do trabalho interprofissional¹. Objetivo: Relatar as ações e experiências com as práticas colaborativas desenvolvidas pelos petianos por meio do programa. Metodologia: Relato de experiência sobre as ações desenvolvidas pelo grupo tutorial dois do PET-Saúde/Interprofissionalidade, que atua no Centro de Saúde da Família (CSF), município de Chapecó/SC. As ações foram e estão sendo desenvolvidas no período que compreende do primeiro semestre de 2019 até os dias atuais. Resultados: Ao iniciar as atividades no CSF Eldorado, identificou-se a necessidade de trabalhar conceitos e fortalecer o conhecimento da equipe de saúde acerca das práticas colaborativas e do trabalho interprofissional. Realizou-se o mapeamento da estrutura do CSF, fluxo de atendimento e percepção dos usuários acerca dos serviços prestados na unidade. Para ampliar o conhecimento dos membros do grupo sobre a Rede de Atenção à Saúde, foram realizadas visitas em locais como o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e o Serviço de Atendimento Psicológico da UNOESC. Ainda, desenvolveu-se ações de prevenção do câncer de mama e colo do útero durante a campanha do Outubro Rosa e identificação da gravidez na adolescência como um problema local. Isso impulsionou o planejamento de uma atividade que será desenvolvida após retorno das atividades presenciais, envolvendo o planejamento familiar, possibilidades de inserção no mercado de trabalho, cursos profissionalizantes, ensino técnico e superior, além de atividades de promoção da autoestima de crianças e adolescentes. Em 2020, com as limitações impostas pela pandemia, foram produzidos resumos e artigos científicos, além da utilização das redes sociais como forma de se aproximar da comunidade, com postagens de materiais informativos sobre a COVID-19 e atividades para a promoção da saúde. Considerações Finais: As atividades desenvolvidas possibilitaram interligar os saberes de todas as profissões, promovendo a integração e colaboração, com a criação de oportunidades de aprendizagem conjunta, o que evidencia a possibilidade de se ter autonomia e interdependência simultaneamente.

Palavras-chave: Educação interprofissional. Profissionais de saúde. Sistema Único de Saúde. Desenvolvimento de recursos humanos.

Biografia do Autor

  • Lana Cavassin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Bolsista discente. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Santa Catarina. Brasil.

  • Gabriella Garcia da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Bolsista discente. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Santa Catarina. Brasil.

  • Susane Karine Kerckoff Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Voluntária discente. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Santa Catarina. Brasil.

  • Thomas Vatanabe Cartier Laranjeira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Bolsista discente. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Santa Catarina. Brasil.

  • Aline Massaroli, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora tutora. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Curso de Graduação em Enfermagem. Santa Catarina. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

1.
Cavassin L, Silva GG da, Machado SKK, Laranjeira TVC, Massaroli A. Contribuições do grupo Tutorial Dois para o PET-Saúde/Interprofissionalidade. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 2º de maio de 2025];9(Supl.1):41-2. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3418