Autocuidado e dependência química

rodas de conversa na Fazenda da Esperança Santa Paulina

Autores

  • Bruna Ventura Lapazini Unochapecó
  • Aline Siqueira Unochapecó
  • Ana Luiza Bampi Botton Unochapecó
  • Nicoly Khetrine Zilli Unochapecó
  • Ana Cristina Acorsi Unochapecó
  • Felipe Melo Secretaria de Saúde de Chapecó
  • Saionara Barimacker Secretaria de Saúde de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3411

Resumo

Introdução: A Fazenda da Esperança é uma Comunidade Terapêutica que tem experiência na recuperação de dependentes químicos. A comunidade visa promover discussões pertinentes ao universo do etilismo e da drogadição, tanto no que se refere ao amadurecimento da decisão de mudar o estilo de vida, quanto à visualização de novas perspectivas e a reinserção social do dependente. A dinâmica do local é pautada no tripé que prioriza a convivência em família, o desenvolvimento da espiritualidade e do trabalho1. Objetivo: O grupo PET-Saúde Cristo Rei teve por objetivo, além de conhecer o local, realizar atividades junto aos moradores da Fazenda, de forma a contribuir para o desenvolvimento de hábitos de autocuidado, reflexões sobre a dependência química e suas consequências e a melhora da qualidade do sono. Metodologia: No dia 14 de setembro de 2019 o Grupo PET-Saúde Interprofissionalidade Cristo Rei da Unochapecó fez uma visita à Comunidade Terapêutica. Estavam presentes acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia, acompanhados de profissionais da área da saúde (farmacêutica, enfermeira, médico). A partir da formação de uma roda de conversa, realizou-se a abordagem das experiências e temáticas, bem como a discussão de dúvidas relacionadas à saúde dos moradores da Fazenda Esperança. Resultados: Em saúde, ouvir o paciente é humanizar o atendimento, para que essa pessoa se sinta acolhida e segura2. Assim, a atividade foi iniciada com todos se apresentando e compartilhando um pouco de suas histórias de vida. Após, foi realizada uma fala sobre higiene do sono, visto que a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano3. Além disso, foi elaborada uma apresentação sobre saúde bucal e uma avaliação de cada paciente, analisando dentes perdidos, condição periodontal, cáries, salivação e outros problemas decorrentes do uso de drogas e álcool. Considerações finais: Os usuários e dependentes químicos enfrentam situações sociais de vulnerabilidade e exclusão. Ser acolhido, escutado e ter a possibilidade de dialogar sobre diversos temas relativos à própria condição humana é fundamental em saúde. Essa oportunidade trouxe também aos integrantes do grupo PET um olhar mais ampliado e humanizado sobre o ser humano e sua natureza complexa e fascinante.

Palavras-chave: Comunidade Terapêutica. Autocuidado. Humanização da Assistência.

Biografia do Autor

  • Bruna Ventura Lapazini, Unochapecó

    Aluna bolsista. Acadêmica do curso de Medicina da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Aline Siqueira, Unochapecó

    Aluna voluntária. Acadêmica do curso de Enfermagem da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Ana Luiza Bampi Botton, Unochapecó

    Aluna bolsista. Acadêmica do curso de Medicina da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Nicoly Khetrine Zilli, Unochapecó

    Aluna bolsista. Acadêmica do curso de Odontologia da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Ana Cristina Acorsi, Unochapecó

    Coordenadora de grupo tutorial. Docente dos cursos da ACS e ACHJ da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Felipe Melo, Secretaria de Saúde de Chapecó

    Preceptor de grupo. Médico vinculado à Secretaria de Saúde de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Saionara Barimacker, Secretaria de Saúde de Chapecó

    Coordenadora do Projeto 139 (SESAU/Unochapecó). Enfermeira e Coordenadora do Setor de Planejamento e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

1.
Lapazini BV, Siqueira A, Botton ALB, Zilli NK, Acorsi AC, Melo F, et al. Autocuidado e dependência química: rodas de conversa na Fazenda da Esperança Santa Paulina. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 2º de maio de 2025];9(Supl.1):35-6. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3411