O uso de rede social para ações multi/interprofissionais do PET-Saúde/interprofissionalidade no decorrer da pandemia da COVID-19

Autores

  • Dayanne Sampaio Antonio Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vitória Maria Marques Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Iasmin Carolina Marchi Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maíra Rossetto UFFS
  • Francine Cristine Garghetti Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3408

Resumo

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde), surgiu em 2008 com o objetivo de promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade. A nona edição do programa, PET-Saúde Interprofissionalidade tem como propósito de reforçar as práticas colaborativas em saúde1, em 2020, devido a pandemia do COVID-19 as ações presenciais foram suspensas e com isso começou a se utilizar as redes sociais. As redes sociais são estruturas de organização em que são compartilhadas finalidades em comum e o uso da internet pode facilitar a interação entre o usuário e as informações de saúde. É pertinente destacar que o Ministério da Saúde, pela portaria nº 467 de 2020, dispõe da Telesaúde, que expõe ser válido o uso de tecnologias da informação e comunicação para fins de suporte assistencial2. Objetivo: Relatar as experiências de petianos do PET-Saúde/Interprofissionalidade durante a pandemia do COVID-19, em relação às ações multi/interprofissionais realizadas por meio das redes sociais. Metodologia: O projeto utiliza a ferramenta Instagram como meio de inserção na comunidade para cumprimento dos objetivos propostos pelo PET-Saúde Interprofissionalidade. A conta @petsaude_intercco, é administrada por todos os integrantes ativos do projeto 140. O cronograma e os conteúdos das postagens são definidos em reuniões remotas, nas quais a divisão entre os integrantes prevê que cada acadêmico produza conteúdos específicos da sua área (medicina, enfermagem, educação física e psicologia), para posterior avaliação e contribuições de todas as áreas envolvidas no projeto. Definiu-se frequência de postagens duas vezes por semana, com temáticas intercaladas. Resultados: As postagens tiveram início em 22 de maio de 2020, apresentando o projeto, as instituições e os cursos que o compõem e os objetivos. Em seguida foi abordada a temática “Violência contra a mulher durante a pandemia” embasada em Frugoli et al3., com o objetivo de divulgar as formas de violências e informações importantes. Depois foi apresentado o tema do distanciamento social a partir de material produzido pela OMS. As últimas postagens trataram: Trabalho em casa, com dicas para melhorar o desempenho no home office; Cuidados com as doenças crônicas não transmissíveis durante a pandemia; Atividades físicas para serem realizadas em casa e a temática da ansiedade em meio a pandemia. As ações não presenciais em forma de postagens seguem em andamento. Considerações Finais: A produção das postagens iniciou baseada em uma organização multiprofissional, no entanto no decorrer das atividades foi possível discutir e refletir sobre o movimento da interprofissionalidade, necessário inclusive nas atividades remotas e no material produzido pelo projeto. Tais reflexões promoveram mudanças na organização das atividades com foco em práticas colaborativas entre todas as áreas envolvidas, promovendo oportunidades de aprender com o outro.

Palavras-chave: Educação interprofissional. Pandemia. Mídias sociais.

Biografia do Autor

  • Dayanne Sampaio Antonio, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Bolsista discente. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Vitória Maria Marques, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Bolsista discente. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Santa Catarina. Brasil.

  • Iasmin Carolina Marchi, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Bolsista discente. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Santa Catarina. Brasil.

  • Maíra Rossetto, UFFS

    Tutora no PET. Professora de Saúde Coletiva no curso de Medicina da UFFS. Santa Catarina. Brasil.

  • Francine Cristine Garghetti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Coordenadora no PET. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Chapecó. Santa Catarina. Brasil. 

Publicado

2020-12-01

Como Citar

1.
Antonio DS, Marques VM, Marchi IC, Rossetto M, Garghetti FC. O uso de rede social para ações multi/interprofissionais do PET-Saúde/interprofissionalidade no decorrer da pandemia da COVID-19. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 2º de maio de 2025];9(Supl.1):73-4. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3408