PET-Saúde Interprofissionalidade

experiência de interconsultas

Autores

  • Andressa C. Contò Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Camila de C. Krugel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Carla Beatriz F. de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Daniela Bruno dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Lucas G. Cordeiro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Rhandra G. G. Maciel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Thaylla Mwryha M. Bueno Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Rodrigo G. dos Santos Almeida INISA/Enfermagem. Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3397

Resumo

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) visa fortalecer a parceria entre o ensino e o serviço. Na sua última edição o programa traz como tema central a Interprofissionalidade, atendendo ao chamado da Organização Mundial de Saúde para implementar a educação interprofissional (EIP) como ferramenta essencial para o desenvolvimento e fortalecimento da força de trabalho na saúde, contribuindo para a redução de muitos desafios enfrentados pelos sistemas de saúde no mundo. Nesse sentido, o PET-Saúde constitui-se uma estratégia de indução de mudanças no processo de formação profissional, possibilitando a identificação de necessidades frequentes vivenciadas no serviço de saúde. A EIP ocorre quando duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para uma colaboração mútua e melhoria dos resultados em saúde1. Objetivo: O objetivo desse trabalho é relatar a experiência vivenciada por um grupo de acadêmicos da área da saúde, participantes do PET–Saúde Interprofissionaldiade, sobre a simulação da realização de interconsultas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a preparação para a realização de interconsultas, realizado por acadêmicos de enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição, psicologia e farmácia de variados semestres, juntamente com seus preceptores e tutores, durante o mês de agosto de 2019. Inicialmente, foram desenvolvidos os materiais físicos que iriam compor o prontuário interprofissional e subsidiar as consultas. Para o atendimento na atenção primária o grupo julgou necessário a elaboração de uma ficha de caracterização do sujeito, genograma, ecomapa e a classificação internacional de funcionalidade (CIF). Posteriormente os membros forma divididos em dois grupos (1 e 2). Resultados: O grupo 1 realizou a vivência de uma interconsulta através de simulação com paciente standartizado, enquanto o grupo 2 observou a condução do grupo 1. Após o atendimento todos os membros de ambos os grupos discutiram os aspectos positivos da interconsulta e os aspectos a serem melhorados sob a ótica das práticas colaborativas. O exercício dessa atividade possibilitou aos acadêmicos uma reflexão da importância e desafios do trabalho em equipe, desde a construção do prontuário interprofissional até a realização do atendimento. A dificuldade da realização da interconsulta está relacionada à complexidade dos saberes das diversas profissões em saúde, principalmente por não haver conhecimento sobre as práticas comuns e colaborativas entre os profissionais. Considerações Finais: Dessa forma, a partir da experiência do treino da interconsulta, evidencia-se a importância dos profissionais de saúde terem contato com profissões colegas e aprenderam a trabalhar em equipe, desde a graduação, para prestar um atendimento mais eficaz e de qualidade aos pacientes, principalmente no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave: Equipe de Assistência ao Paciente. Práticas Interdisciplinares. Ensino.

Biografia do Autor

  • Andressa C. Contò, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Aluna bolsista. FACFAN/Farmácia – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Camila de C. Krugel, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

    Aluna bolsista. INISA/Enfermagem - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Carla Beatriz F. de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Aluna bolsista. FAODO/Odontologia - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Daniela Bruno dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

    Aluna voluntária. FACH/Psicologia - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil. E-mail:

  • Lucas G. Cordeiro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

    Aluno bolsista. FACFAN/Nutrição - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Rhandra G. G. Maciel, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Aluna bolsista. INISA/Fisioterapia - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Thaylla Mwryha M. Bueno, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

    Aluna voluntária. INISA/Enfermagem - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Rodrigo G. dos Santos Almeida, INISA/Enfermagem. Mato Grosso do Sul.

    Professor Coordenador. INISA/Enfermagem. Mato Grosso do Sul. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

1.
Contò AC, Krugel C de C, Oliveira CBF de, Santos DB dos, Cordeiro LG, Maciel RGG, et al. PET-Saúde Interprofissionalidade: experiência de interconsultas. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 2º de maio de 2025];9(Supl.1):85-6. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3397