Preceptoria na atenção primária à saúde

a práxis da educação interprofissional na formação

Authors

  • Beatris Zanfir Damarem Unochapecó
  • Amanda Maria Alba Unochapecó.
  • Anauê Jaciara Maison Unochapecó
  • Maria Lúcia Furlanetto Miranda Unochapecó
  • Paula Bienert Unochapecó
  • Lilian Marin Lunelli Unochapecó.
  • Altamir Trevisan Dutra Unochapecó
  • Saionara Vitória Barimacker Unochapecó.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3394

Abstract

Introdução: A integração ensino-serviço, por meio da preceptoria dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), possibilita melhorar a qualidade de formação profissional e, consequentemente, ampliar a satisfação do usuário pela assistência prestada. Por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é possível que os estudantes tenham contato com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Educação Interprofissional (EIP). Nesse contexto, assim como os docentes da Instituição de Ensino Superior (IES), os preceptores também são mediadores e facilitadores do processo de ensino-aprendizagem¹. Objetivo: Relatar a experiência da preceptoria do PET-Saúde como estratégia de ensino-aprendizagem com foco na EIP. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de tutorias realizadas no PET-Saúde, entre abril de 2019 e junho de 2020, vinculado à Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Chapecó-SC na qual o grupo tutorial realiza as atividades de dispersão. Resultados: Durante as vivências os preceptores fizeram a contextualização entre a teoria-prática no processo ensino-aprendizagem. O estudante conheceu a atuação dos diversos profissionais da UBS, as necessidades dos usuários, a comunidade e seus problemas sociais, ambientais e sanitários². A metodologia do programa estimulou os preceptores na busca pelo aprendizado, além de instigar a necessidade de atualização nas inovações, e a pensar em alternativas para o seu crescimento profissional e pessoal. A experiência da preceptoria fez diferença na aprendizagem tanto dos preceptores quanto dos estudantes. O profissional da saúde conheceu novas metodologias que facilitaram a sua prática de trabalho, enquanto os estudantes aprenderam a prática de trabalho e seus olhares voltaram para soluções capazes de responder às necessidades do SUS. A promoção da saúde e prevenção de doenças precisam ocorrer de maneira interprofissional, por esse motivo os preceptores que participam do PET-Saúde, aprendem a incluir em suas práticas o trabalho em equipe, desestimulando nos demais membros o trabalho baseado no modelo curativo e fragmentado¹. Para isso foram realizadas atividades, em conjunto com os docentes, que incluíram metodologias ativas com o objetivo de estimular o protagonismo do profissional e acadêmico neste processo de aprendizado. Considerações Finais: A experiência foi valiosa para todos os participantes, pois a APS é um rico espaço de aprendizado, e a preceptoria contribuiu para a integração ensino-serviço e para a aplicação da EIP. E nesse contexto o preceptor tem papel importante na formação do estudante, pois o oportuniza ter contato com uma qualificação de acordo com as demandas dos usuários e do serviço de saúde.

Palavras-chave: Atenção Básica de Saúde. Assistência à Saúde. Troca de Conhecimentos. Prática Profissional. Educação em Saúde.

Author Biographies

  • Beatris Zanfir Damarem, Unochapecó

    Preceptora bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Amanda Maria Alba, Unochapecó.

    Acadêmica bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Anauê Jaciara Maison, Unochapecó

    Preceptora bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Maria Lúcia Furlanetto Miranda, Unochapecó

    Acadêmica bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Paula Bienert, Unochapecó

    Acadêmica bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Lilian Marin Lunelli, Unochapecó.

    Coordenadora bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Altamir Trevisan Dutra, Unochapecó

    Tutor bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

  • Saionara Vitória Barimacker, Unochapecó.

    Coordenadora Geral. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Published

2020-12-01

How to Cite

1.
Damarem BZ, Alba AM, Maison AJ, Miranda MLF, Bienert P, Lunelli LM, et al. Preceptoria na atenção primária à saúde: a práxis da educação interprofissional na formação. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 2020 Dec. 1 [cited 2025 May 2];9(Supl.1):89-90. Available from: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/3394