Detecção precoce de casos suspeitos da deficiência visual em comunidade assistida pelo programa "um estudante uma família" da Universidade Lúrio, Moçambique

Autores

  • João Viriato Mazalo Universidade Lúrio
  • Avelino Nelson Mazuze Universidade Lúrio

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2297

Resumo

A deficiência visual é caracterizada pela limitação da capacidade visual, resultante de alterações orgânicas e/ou funcionais. A realização de consultas regulares é considerada a forma mais eficiente para detecção precoce de qualquer alteração que acomete a saúde visual, sendo uma ferramenta indispensável na prevenção da deficiência visual. Esta pesquisa teve como objetivo central detectar precocemente os casos suspeitos de deficiência visual na comunidade de Muatala. Realizou-se um estudo observacional, descritivo quantitativo, transversal e prospectivo, em 102 residentes da comunidade de Muatala, Nampula – Moçambique, no período entre setembro a outubro de 2018. Os dados foram coletados por meio de questionário e avaliação clínica, através do exame clinico da acuidade visual. Neste estudo, aplicou-se a estatística descritiva para análise dos dados. Dos 102 residentes da comunidade examinados, 39% apresentaram deficiência na acuidade visual de longe. Na avaliação dos fatores de risco que contribuem para o surgimento de casos de deficiência visual, constatou-se que, a comunidade apresentava doenças sistémicas diagnosticadas, que contribuem para o desenvolvimento de lesões a nível ocular, sendo a mais frequente a hipertensão arterial (21%) seguido da diabetes mellitus (6%).  Em relação as consultas de saúde visual, notou – se que 91% dos participantes não conheciam o seu estado de saúde visual, o que os torna vulnerável, considerando que existem doenças assintomáticas no seu estágio inicial que podem causar a cegueira irreversível. Sendo assim, pode se afirmar que a comunidade de Muatala possui casos suspeitos de deficiência visual, que necessitam de acompanhamento e intervenção precoce. 

Palavras-chaves: Cegueira irreversível. Deficiência visual.  Saúde visual. Moçambique.

Biografia do Autor

  • João Viriato Mazalo, Universidade Lúrio

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amazonas – UFAM Brasil. Licenciado em Optometria pela Universidade Lúrio. Docente no Curso de Licenciatura em Optometria na Universidade Lúrio em Moçambique, campus Marrere, Nampula – Moçambique.

  • Avelino Nelson Mazuze, Universidade Lúrio

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Optometria Avançada da Universidade do Minho – UMinho Portugal. Licenciado em Optometria pela Universidade do Contestado – UnC Brasil. Também é Licenciado em Ciências Sociais com Ênfase em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado. Docente no Curso de Licenciatura em Optometria na Universidade Lúrio em Moçambique, campus Marrere, Nampula – Moçambique.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Mazalo JV, Mazuze AN. Detecção precoce de casos suspeitos da deficiência visual em comunidade assistida pelo programa "um estudante uma família" da Universidade Lúrio, Moçambique. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 12º de fevereiro de 2020 [citado 2º de maio de 2025];9:16-2. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/2297