A influência da religiosidade/espiritualidade na qualidade de vida das pessoas com câncer

Autores

  • Martha Caroline Henning Geronasso Universidade do Contestado - UnC
  • Denise Coelho ISFACES - Faculdade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.227

Palavras-chave:

Religiosidade/espiritualidade. Qualidade de vida. Câncer

Resumo

Esta pesquisa foi realizada objetivando verificar se existe influência da religiosidade/espiritualidade na qualidade de vida de pacientes oncológicos. Foram entrevistados 10 pacientes portadores de câncer, sendo os dados coletados através de uma entrevista semi-estruturada, utilizando-se para avaliação dos resultados a análise categorial temática de conteúdo, de Bardin (1977). Constatou-se que há uma significativa influência da religiosidade/espiritualidade na qualidade de vida dos doentes, e uma intensificação da fé após o diagnóstico da doença. Observou-se que após a doença as pessoas se voltam mais para sua religiosidade/espiritualidade revendo valores e mudando atitudes para melhorar a qualidade de vida.

Biografia do Autor

  • Martha Caroline Henning Geronasso, Universidade do Contestado - UnC
    Psicóloga. Mestre em Psicologia pela UFSC. Terapeuta Relacional Sistêmica. Docente e Coordenadora do Núcleo de Práticas em Psicologia da Universidade do Contestado – Campus Mafra – SC.
  • Denise Coelho, ISFACES - Faculdade Iguaçu
    Psicóloga Clínica da Secretaria de Saúde Reserva PR Pós-graduanda em Educação Especial Pela ISFACES - Faculdade Iguaçu

Downloads

Publicado

2012-07-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Geronasso MCH, Coelho D. A influência da religiosidade/espiritualidade na qualidade de vida das pessoas com câncer. Saúde e meio ambient.: rev. interdisciplin. [Internet]. 6º de julho de 2012 [citado 2º de maio de 2025];1(1):173-87. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/227