Análises jurídico-filosóficas do filme: “A qualquer preço – a justiça tem seu preço”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v12.5545

Resumo

Este artigo faz uma análise do filme “A qualquer Preço” lançado no final da década de 90, dando enfoque aos aspectos ambientais, jurídicos, sociais e filosóficos anunciados neste. Através da obra cinematográfica é possível perceber de modo interdisciplinar como a vida humana – conforme sua cronologia – tem seu valor na perspectiva da exploração econômica de corporações, do mesmo modo, que as relações de trabalho são manipuladas por estes e o meio ambiente torna-se desprezado em todos os aspectos. Abordagens de âmbito administrativo como a solidariedade em razão de danos ambientais, a morosidade processual, bem como a dinâmica do judiciário e seus meandros são pilares analisados no artigo.

Palavras-chave: vida; meio ambiente; dano ambiental; responsabilidade.

Biografia do Autor

  • Danielly Borguezan, UGV

    Mestre em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado. Docente do curso de Direito UGV. Santa Catarina. Brasil.

  • Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado (UNC)

    Professor de Filosofia; Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutor Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas – Cnpq. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-10-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BORGUEZAN, Danielly; BAZZANELLA, Sandro Luiz. Análises jurídico-filosóficas do filme: “A qualquer preço – a justiça tem seu preço”. Profanações, [S. l.], v. 12, p. 743–764, 2025. DOI: 10.24302/prof.v12.5545. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5545. Acesso em: 26 out. 2025.