Uma pedagogia porvir, a pedagogia da diferença a partir do pensamento de Giorgio Agamben

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v12.5819

Resumen

Giorgio Agamben é reconhecido pelo seu livro Homo Sacer: o poder soberano e vida Nua I e a continuação desse livro através do projeto Homo Sacer (1995-2014), que resultou em uma série de livros de sua autoria. Por outro lado, ele escreveu outros livros com textos menores e menos conhecidos como: Meios sem fim: notas sobre a política, A comunidade que vem, Ideia da prosa e profanações que apresentam conceitos que estruturam também o seu pensamento. Alguns conceitos abordados nesses livros são: a linguagem, singularidade, silêncio, rosto, comunidade, o ser Qualquer e o profanar esses conceitos dão indicações para a reflexão de uma possível pedagogia da diferença a partir do pensamento de Agamben. Nesse sentido, elaboramos nosso objetivo: compreender uma pedagogia da diferença a partir do pensamento de Giorgio Agamben. Nesse artigo fizemos a opção pelo gênero ensaio filosófico onde não queremos construir respostas definitivas ou de antemão, mas sim problematizar e atirar o pensamento a indagação sobre os conceitos aqui distribuídos. Definir uma pedagogia da diferença a partir do pensamento de Agamben é profanar uma linguagem que quer produzir o mundo como um único rosto. Neste caso, as instituições educativas e as pedagogias também querem definir os (as/es) estudantes com um único nome e um único rosto, porém a diferenças surgem e desestabilizam as instituições de ensino e a linguagem pedagógica a partir do ser Qualquer que vem.

Palavras-chave: Giorgio Agamben; pedagogia da diferença; singularidades; linguagem pedagógica. 

Biografía del autor/a

  • Adrião da Silva Mendes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Doutorando e Mestre em Educação Contemporânea – PPGEduC/UFPE. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Caruaru. Pernambuco. Brasil. 

  • Fernando da Silva Cardoso , Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Direito – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto Nível II do Curso de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE). Arcoverde. Pernambuco. Brasil

Publicado

2025-04-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MENDES, Adrião da Silva; CARDOSO , Fernando da Silva. Uma pedagogia porvir, a pedagogia da diferença a partir do pensamento de Giorgio Agamben. Profanações, [S. l.], v. 12, p. 292–317, 2025. DOI: 10.24302/prof.v12.5819. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5819. Acesso em: 1 may. 2025.