A promoção da saúde e a formação inicial do profissional de saúde: desafios e possibilidades

Autores

  • Mathias Roberto Loch Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.910

Palavras-chave:

Formação de recursos humanos. Ensino. Formação profissional. Interdisciplinariedade.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação inicial do profissional de saúde e a necessidade da aproximação desta formação com o ideário da promoção da saúde. Busca-se apontar algumas limitaçõesdo modelo biomédicoe apresentar alguns pontos do ideário da promoção da saúde. São apresentadas e discutidas quatro estratégias que poderiam resultar em maior aproximação da formação profissional em saúde com a promoção da saúde , sendo que todas pressupõem a adoção de uma visão ampliada de saúde, a saber: necessidade de convencer e instrumentalizar professores, estudantes, trabalhadores e usuários para novas possibilidades pedagógicas e para a necessidade do trabalho interprofissional; garantir que aconteçam atividades de integração entre estudantes de diferentes áreas do conhecimento ao longo do curso de formação inicial;buscar uma maior articulação ensino e serviço desde o início do curso; e buscar desenvolver em todos os atores envolvidos a habilidade comunicativa, que é fundamental para o trabalho em equipe. Certamente, outras estratégias poderiam ser discutidas, mas acredita-se que a formação inicial dos cursos da área da saúdeteriam importantes avanços se estas estratégias fossem efetivadas.

Biografia do Autor

Mathias Roberto Loch, Universidade Estadual de Londrina

Possui licenciatura plena em Educação Física (2003) e mestrado em Educação Física (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (2013), tendo realizado estágio de doutoramento no Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública da Universidad Autónoma de Madrid. É professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, onde exerceu o cargo de coordenador do curso de Educação Física - bacharelado (2008-2009). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na relação entre Atividade Física, Educação Física e Saúde Coletiva. É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (atualmente exerce o cargo de vice-presidente) e da Associação Brasileira de ensino da Educação Física para a Saúde (Abenefs), (atualmente faz parte do Conselho de Ética e foi representante na Câmara Técnica Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Coletiva da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde). Atualmente atua no curso de Educação Física - bacharelado na disciplina Educação Física e Saúde Pública e também nas residências multiprofissionais em Saúde da Família e Saúde da Mulher.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

Loch, M. R. (2015). A promoção da saúde e a formação inicial do profissional de saúde: desafios e possibilidades. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(1), 3–16. https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.910

Edição

Seção

Artigos