Percepção ambiental dos colaboradores sobre os resíduos no campus universitário de Mafra/SC

Autores

  • Alessandra Wagner Universidade do Contestado
  • Halina Linzmeier Heyse Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i2.846

Palavras-chave:

Universidade. Resíduos. Reciclagem.

Resumo

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido um assunto bastante tratado nos últimos anos, principalmente pela grande produção de resíduos sólidos. Esta pesquisa teve como objetivos analisar o conhecimento dos colaboradores da Universidade do Contestado, Campus Mafra/SC, sobre os materiais recicláveis e os resíduos gerados no Campus. Além disso, foi verificada se a utilização das lixeiras está sendo realizada de forma correta conforme sua descrição e cor. A pesquisa foi realizada através de questionários aplicados aos colaboradores e verificação in loco das lixeiras. Os colaboradores apresentaram conhecimento sucinto em relação à reciclagem. Sabem o conceito e as cores relacionadas às lixeiras da coleta seletiva e quais são as categorias referentes a essas cores, entretanto os mesmos ainda confundem os materiais recicláveis e os que não podem ser reaproveitados. Após o levantamento dos dados foi possível ressaltar a importância de programas na área ambiental no ambiente universitário. Uma vez que os colaboradores adquirem conhecimento e ganham nova mentalidade sobre a preservação do meio ambiente, criam novas atitudes tornando-se agentes multiplicadores de boas práticas ambientais.

 

 

Biografia do Autor

Alessandra Wagner, Universidade do Contestado

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado (2011) e especialização em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade do Contestado (2014) .

Halina Linzmeier Heyse, Universidade do Contestado

Professora Orientadora da UnC – Universidade do Contestado (UnC)- Campus Universitário de Mafra. Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Wagner, A., & Heyse, H. L. (2015). Percepção ambiental dos colaboradores sobre os resíduos no campus universitário de Mafra/SC. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(2), 3–15. https://doi.org/10.24302/sma.v4i2.846

Edição

Seção

Artigos