Uma reflexão sobre mudanças climáticas, saúde e meio ambiente no semiárido nordestino

Autores

  • Maria Iderlania de Freitas Sousa Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Josafá Justino Barbosa
  • Celme Torres Ferreira Costa Universidade Federal do Cariri – UFCA.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i2.802

Palavras-chave:

Saúde. Mudanças Climáticas. Semiárido. Meio Ambiente.

Resumo

Este ensaio abordou a questão das mudanças climáticas no semiárido nordestino, a partir da reflexão de eventos históricos fundamentais para a discussão que envolve o meio ambiente, a saúde e as alterações do clima. Diferentes nações estão tomando medidas de enfrentamento a essas mudanças, no Brasil ações em nível federal também se somam as ações estaduais e ainda timidamente as municipais para convivência com este novo momento. As regiões brasileiras são peculiares, cada ecossistema responde de maneira singular as modificações de temperatura e já são afetadas pelas modificações do clima, comprometendo ecossistemas e desencadeando novos problemas nas cidades. Tratou-se em especial das repercussões sobre o semiárido por ser uma região bastante vulnerável, devido a extensas áreas de desertificação aliado a seca constante e as questões socioambientais. O bioma caatinga possui ampla diversidade biológica que tem muito a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. São apontadas alternativas sustentáveis para convivência com as atuais mudanças do clima no semiárido uma vez que a preservação da diversidade biológica é reconhecidamente de extrema importância para a sobrevivência humana. Na valorização dos saberes locais em articulação com as políticas públicas se tem uma maneira de atenuar as mudanças regionais de clima e possibilitar o enfrentamento das mudanças climáticas globais.

Biografia do Autor

Maria Iderlania de Freitas Sousa, Universidade Regional do Cariri – URCA

Bióloga. Fisioterapeuta. Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável (Universidade Federal do Cariri - UFCA). Professora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA. Crato – CE. Brasil.

Josafá Justino Barbosa

Fisioterapeuta. Especialista em Fisiologia do Exercício (Universidade Vale do Acaraú – UVA). Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA. Crato – CE. Brasil.

Celme Torres Ferreira Costa, Universidade Federal do Cariri – UFCA.

Engenheira Civil. Doutora em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos (Universidade Federal do Ceará). Pró-reitora de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Juazeiro do Norte – CE. Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Sousa, M. I. de F., Barbosa, J. J., & Costa, C. T. F. (2015). Uma reflexão sobre mudanças climáticas, saúde e meio ambiente no semiárido nordestino. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(2), 61–77. https://doi.org/10.24302/sma.v4i2.802

Edição

Seção

Artigos