Qualidade microbiológica de chá verde (Camellia sinensis) comercializado no município de Concórdia-SC

Autores

  • Francieli Dalle Laste Valmorbida Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v5i1.736

Palavras-chave:

Plantas medicinais. Camellia sinensis. Microbiologia.

Resumo

As plantas medicinais estão a cada dia sendo mais utilizadas como preventivos de doenças e até mesmo na cura de enfermidades. Diante disso, objetivou-se realizar análises microbioólogicas de chá comercializado em sachê em um supermercado. Colewtou-se uma amostra de chá verde (Camellia sinensis) em um supermercado no município de Concórdia - SC e encaminhou-se para análise em um laboratório localizado no Oeste de Santa Catarina. De acordo com os resultados das análises o nível encontrado de contaminações aeróbios totais foram de 3,0 x 10² UFC/g, para bolores e leveduras o resultado foi de 1,0 x 10² UFC/g. Ainda a amostra apresentou um valor de 1,0 x 10¹ UFC/g para coliformes totais, 1,0 x 10² UFC/g para Staphylococcus coagulase positiva e para Salmonella sp. o resultado foi negativo. Portanto, baseado nos resultados obtidos para contaminação por aeróbios totais, bolores, leveduras e Salmonella sp. a amostra analisada apresenta-se em boas condições para consumo. Para os demais contaminantes  a legislação não estabelece os valores máximos permitidos. Acredita-se que sejam necessários treinamentos às pessoas que fazem parte de todo ciclo de produção dos chás para garantir melhor qualidade desses produtos aos consumidores finais.

Biografia do Autor

Francieli Dalle Laste Valmorbida, Universidade do Contestado

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade do Contestado – Campus Concórdia. Itá, Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-18

Como Citar

Valmorbida, F. D. L. (2016). Qualidade microbiológica de chá verde (Camellia sinensis) comercializado no município de Concórdia-SC. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 5(1), 35–42. https://doi.org/10.24302/sma.v5i1.736

Edição

Seção

Artigos