Ouro Preto e a gestão do patrimônio ambiental turístico politica e planejamento, estudo de caso

Autores

  • Simone Fernandes Machado Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ricardo Eustáqui Fonseca Filho Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v5i1.730

Palavras-chave:

Planejamento. Gestão. Política Ambiental. Unidade de Conservação.

Resumo

As legislações ambientais vigentes no Brasil possuem, entre os seus objetivos, a função de assegurar boas condições ambientais e a participação popular. Para elaboração de diagnóstico ambiental, o Estado de Minas Gerais adotou seis índices de qualidade. Porém, será que, na pratica, tais índices são viáveis e de fácil acesso? Os processos existentes são eficientes e satisfatórios? Com essa preocupação, tomando como referência a lei que estabelece a Política Nacional de Meio Ambiente e a que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, o presente trabalho visou avaliar as condições ambientais. Para tanto baseou-se em indicadores pré-estabelecidos, à participação popular e a eficiência da gestão pública municipal de Ouro Preto (MG). Para obtenção de dados, foi realizada pesquisa bibliográfica, levantamentos em campo e documentais em 2014. Como resultado, constatou-se que os dados para o cálculo dos índices, essenciais para a obtenção dos indicadores são de difícil acesso, devido à ausência de estudos técnicos e compilação de dados governamentais eficientes, sugerindo-se a melhoria na aplicação dos princípios da administração pública “eficiência” e “publicidade”.

Biografia do Autor

Simone Fernandes Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Simone Fernandes Machado, Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, Agente Administrativo na Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Ricardo Eustáqui Fonseca Filho, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre e Doutorando em Ciências Naturais, pelo Departamento de Geologia - Escola de Minas - UFOP é Professor Assistente do Curso de Bacharelado em Turismo – UFOP.

Downloads

Publicado

2016-08-18

Como Citar

Machado, S. F., & Fonseca Filho, R. E. (2016). Ouro Preto e a gestão do patrimônio ambiental turístico politica e planejamento, estudo de caso. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 5(1), 14–34. https://doi.org/10.24302/sma.v5i1.730

Edição

Seção

Artigos