Perfil da composição corporal de mulheres acima de 50 anos praticantes de atividade física

Autores

  • Daniel Petreça Universidade do Contestado
  • Luiz Eduardo Becker Universidade do Contestado
  • Aline Baum Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.718

Palavras-chave:

Composição Corporal. Atividade Motora. Mulheres.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil de composição corporal de mulheres acima de 50 anos fisicamente ativas. Para tanto a população foi de 450 integrantes do Programa Mafra em Forma e a amostra de 186. Coletou-se dados do peso corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC), razão cintura-quadril (RCQ), razão cintura-estatura (RCE), percentual de gordura (%G) e índice de conicidade (IC). A análise estatística constou de avaliações das medidas antropométricas e de composição corporal para a descrição dos dados, incluindo média, desvio-padrão, valor mínimo e máximo. Ao fazer a análise de frequência do estudo, o grupo apresentou resultados elevados em relação aos níveis da composição corporal, sendo: IMC com “obesidade” (38,2%), RCQ (84,4%), RCE (73,7%) e %G (94,6%) que estavam em níveis de “risco”, e apenas IC (55,4%) “sem risco”. Os indicadores antropométricos foram significantemente associados com os fatores de risco em mulheres acima de 50 anos fisicamente ativas.

Biografia do Autor

Daniel Petreça, Universidade do Contestado

Núcleo de Educação Física. Núcleo De Pesquisa Em Saúde Coletiva E Meio Ambiente, Mafra, SC, Brasil. Doutorando em Ciências do Movimento Humano da Universidade Do Estado De Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Luiz Eduardo Becker, Universidade do Contestado

Núcleo de Educação Física.

Aline Baum, Universidade do Contestado

Núcleo de Educação Física. Graduando em Educação Física. Universidade do Contestado. Mafra, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

Petreça, D., Becker, L. E., & Baum, A. (2015). Perfil da composição corporal de mulheres acima de 50 anos praticantes de atividade física. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(1), 93–106. https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.718

Edição

Seção

Artigos