Qualidade microbiológica de amostras secas de Chamomilla recutita (camomila) comercializadas no município de Concórdia-SC

Autores

  • Francieli Dalle Laste Valmorbida
  • Celí Teresinha Araldi-Favassa
  • Gabriel Bonetto Bampi

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v3i2.660

Palavras-chave:

Plantas medicinais. Controle de qualidade. Microbiologia.

Resumo

A utilização de plantas medicinais encontra-se em expansão em todo o mundo, pis são indicadas para tratamentos preventivos e são auxiliares na ação de medicamentos sintéticos. Objetivou-se por meio deste trabalho realizar o controle microbiológico de plantas medicinais comercializadas em sachês, investigando a presença de bactérias e fungos. Foram analisadas 5 amostras de Chamomilla recutita (camomila) comercializadas em um supermercado de Concórdia no estado de Santa Catarina. Os ersultados do controle microbiológico, contagem de bactérias, fungos e leveduras, presença de Escherichia coli, Salmonella sp., Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus indicaram que 100% das amostras não se enquadram nos limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Verificou-se a presença de E.coli em 100% das amostras, microrganismo que pode estar presente em pequenas quantidades; em 40% das amostras detectou-se a presença de Pseudomonas aeruginosa, microrganismo que deve estar ausente e Staphylococcus auresus (40%), que também pode estar presente em pequenas quantidades, porém não é comum ser encontrado em materiais vegetais. Através dos ersultados obtidos na pesquisa, verificou-se que as plantas medicinais comercializadas apresentam contaminações por bactérias e fungos acima do permitido pela legislação, colocando em risco à saúde de quem consome esses chás.

Biografia do Autor

Francieli Dalle Laste Valmorbida

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade do Contestado – Campus Concórdia. Endereço: Linha São Paulo, interior. Cidade: Itá - SC.

Celí Teresinha Araldi-Favassa

Bióloga e Coordenadora da Universidade do Contestado – Campus Concórdia. Endereço: Rua Getúlio Vargas. Bairro Floresta. Cidade: Concórdia - SC.

Gabriel Bonetto Bampi

Biomédico e Diretor de Pesquisa da Universidade do Contestado – Campus Concórdia. Endereço: Rua João Abilio Werner, 135. Bairro São Luiz. Cidade: Farroupilha – RS.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-03-04

Como Citar

Valmorbida, F. D. L., Araldi-Favassa, C. T., & Bampi, G. B. (2015). Qualidade microbiológica de amostras secas de Chamomilla recutita (camomila) comercializadas no município de Concórdia-SC. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 3(2), 70–79. https://doi.org/10.24302/sma.v3i2.660

Edição

Seção

Artigos