Plano para redução de carga poluidora em indústria de lacticínios

Autores

  • Beatriz Chinato Begnini Universidade do Contestado UnC Campus Concórdia
  • Heraldo Baialardi Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v3i1.519

Palavras-chave:

Efluente. Leite. Tratamento e amostras

Resumo

Os laticínios, em seu processo industrial, utilizam grande quantidade de água, o que provoca um aumento considerável no volume de efluente a ser tratado. Este trabalho teve como objetivo identificar os pontos de geração do efluente bruto numa empresa de laticínios, propondo uma tentativa de modificação no comportamento dos funcionários e conscientização das conseqüências ambientais para melhoria da eficiência do sistema de tratamento de efluentes. Para atender tais objetivos foi realizada a aplicação de um questionário, juntamente com as análises. A metodologia adotada consistiu em coletar amostras de efluente bruto para os parâmetros analisados. As amostras foram coletas sempre no mesmo ponto em diferentes dias e variação na carga poluidora. Os resultados demonstraram que os parâmetros tiveram variações atingindo altos índices de concentração do efluente bruto analisado.

Biografia do Autor

Beatriz Chinato Begnini, Universidade do Contestado UnC Campus Concórdia

Curso de engenharia ambiental e sanitária, bolsista no CNPq com enterese em publicações de artigos.

Heraldo Baialardi Ribeiro

Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo (1999) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1992). Atualmente é Professor da Universidade do Contestado.

Downloads

Publicado

2014-07-29

Como Citar

Begnini, B. C., & Ribeiro, H. B. (2014). Plano para redução de carga poluidora em indústria de lacticínios. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 3(1), 19–30. https://doi.org/10.24302/sma.v3i1.519

Edição

Seção

Artigos