Meningite em João Pessoa – PB

caracterização clínico-epidemiológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.4903

Resumo

Introdução: A meningite é uma doença que se caracteriza pela inflamação das meninges, podendo ser ocasionada por vírus, bactérias, fungos, helmintos, protozoários ou impactos mecânicos, sendo as formas infecciosas as mais comuns. Objetivo: Analisar os aspectos epidemiológicos dos casos de meningite em João Pessoa, entre os anos de 2009 a 2019. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, analítico e documental, em que os dados dos casos confirmados no Brasil foram extraídos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Para análise estatística foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences (versão 13.0). Resultados: 297 casos de meningite foram confirmados, sendo o maior percentual (29%) e a maior taxa de incidência (11,5 casos/100 mil habitantes) registrados em 2011. O perfil de afetados foi composto majoritariamente por indivíduos do sexo masculino, de 5 a 9 anos, baixa escolaridade, residentes na zona urbana e de etnia parda. Foi encontrada associação significativamente positiva entre o desfecho clínico e escolaridade (p = 0,012). O principal método usado para diagnóstico foi o quimiocitológico. Quanto à evolução, a maior parte dos casos evoluiu para a alta, embora tenha ocorrido letalidade de 9,4%. Dentre as diversas etiologias, as maiores letalidades ocorreram em casos de meningite não especificada (15%) e meningite bacteriana (12,1%). Conclusão: A meningite permanece como um importante problema de saúde pública no município de João Pessoa, sendo necessária uma atenção permanente por parte dos gestores no tocante ao controle e monitoramento epidemiológico da doença.

Palavras-chave: Meningite; Bacterioses; Epidemiologia.

Biografia do Autor

Alison Pontes da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Farmacêutico, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité. Paraíba. Brasil.

Wagner Bernardo da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Farmacêutico, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité. Paraíba. Brasil.

Gustavo Fernandes Queiroga Moraes, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Campina Grande, Cuité. Paraíba. Brasil.

Francisco Patricio de Andrade Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Mestre e Doutorando em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa. Paraíba. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Como Citar

Silva, A. P. da, Silva, W. B. da, Moraes, G. F. Q. ., Barbosa, V. S. de A., & Andrade Júnior, F. P. de. (2024). Meningite em João Pessoa – PB: caracterização clínico-epidemiológica. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 13, 1–15. https://doi.org/10.24302/sma.v13.4903

Edição

Seção

Artigos