Dois anos de pandemia COVID-19

casos de gestantes hospitalizadas em um município referência de maternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.4864

Resumo

A pandemia COVID-19 teve consequências significativas para a população global. Entre os grupos que foram diretamente afetados, encontram-se as gestantes. É sabido que esse grupo apresenta maior vulnerabilidade aos efeitos da COVID-19. O objetivo da pesquisa analisar os casos de COVID-19 em gestantes hospitalizadas em um município no sudoeste mato-grossense. Estudo caráter descritivo, exploratório, retrospectivo e documental, com abordagem quantitativa. Os dados foram referentes ao período de abril de 2020 a abril de 2022, no município de Rondonópolis, Mato Grosso, coletados do painel de indicador COVID-19 do Estado de Mato Grosso. Incluíram todos casos de gestantes hospitalizadas notificadas por COVID-19 e variáveis clínicas e epidemiológicas. Foi realizada a análise descritiva dos dados dispostos em tabelas com frequências simples e absoluta e auxílio do software estatístico R. Foram realizados o teste de aderência de Qui-quadrado e o teste de correlação de Kendall, ao nível de significância de 5% (p-valor<0,05). Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Durante o período de estudo, houveram total 50 notificações de COVID-19 em gestantes hospitalizadas. Predominaram casos nos meses de julho de 2020 e de 2021 (16%), faixa etária 30 a 39 anos (50%), cor parda (58%), não possuíam comorbidade (74%), hospitalizadas em leitos de enfermarias (72%) e desfechos cura/alta (82%) e óbitos (14%). Houve significância estatística das variáveis estudadas. Evidencia a importância de medidas de prevenção e da atenção da comunidade científica para este grupo com o intuito de prevenir agravos ao binômio mãe-filho.

Palavras-chave: COVID-19; hospitalizações; gestante.

Biografia do Autor

Ryan Aparecido da Cruz Correia, Universidade Federal de Rondonópolis

Acadêmico de Enfermagem e bolsista de iniciação científica CNPQ. Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Rondonópolis. Mato Grosso. Brasil. 

Ana Flávia Ferreira Lima, Universidade Federal de Rondonópolis

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Rondonópolis. Mato Grosso. Brasil. 

Liliam Carla Vieira Gimenes Silva, Universidade Federal de Rondonópolis

Mestre. Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Rondonópolis. Mato Grosso. Brasil.

Débora Aparecida da Silva Santos, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutora. Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Rondonópolis. Mato Grosso. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Correia, R. A. da C., Lima, A. F. F. ., Silva, L. C. V. G. ., & Santos, D. A. da S. (2024). Dois anos de pandemia COVID-19: casos de gestantes hospitalizadas em um município referência de maternidade . Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 13, 47–60. https://doi.org/10.24302/sma.v13.4864

Edição

Seção

Artigos