Educação interprofissional através do projeto terapêutico singular no PET-Saúde/ interprofissionalidade

Autores

  • Miriam Cristina José Valério Universidade do Contestado
  • Daniele Niejelski Melechenko Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva
  • Geise Patrícia Henrique de Melo Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva
  • Inara Fernandes dos Santos Universidade do Contestado
  • Maria Eduarda Frederico do Rosário Universidade do Contestado
  • Rafaela Prestes de Souza Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3425

Resumo

Introdução: As metodologias ativas são imprescindíveis na formação do profissional da saúde, a fim de formar profissionais críticos, resolutivos e conhecedores das realidades sociais. Estas metodologias de ensino, colocam o aluno, como centro do processo de ensino aprendizagem, estimulando-o a desenvolver seu de conhecimento. Ao ultrapassar o modelo bancário de ensino, se promove a formação de profissionais destituídos da mecanicidade e que perpassam aos limites da reprodução das habilidades. O acompanhamento de uma atividade na prática é um meio didático capaz de produzir aprendizado significativo, pois instiga o aluno a buscar conhecimento teórico já adquirido ao longo de sua formação acadêmica e aprimora conceitos ainda vagos1. Tradicionalmente, a terapia utilizada para os indivíduos tinha como foco principal apenas a sua patologia, esse modelo vem sofrendo alterações que buscam propor um cuidado integral considerando a particularidade de cada sujeito. Assim, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) é utilizado pelos profissionais como uma ferramenta que busca propor um cuidado integral a cada usuário, considerando sua necessidade de saúde, através de uma equipe interprofissional que coloca o indivíduo no centro da atenção de sua saúde, tornando-se fundamental a participação de cada membro, permitindo a troca de saberes e conhecimento2,3. Sendo assim, usar o PTS como metodologia ativa de ensino, se apresenta favorável a formação acadêmica. Objetivo: Relatar a experiência do PTS, como metodologia de aprendizagem. Metodologia: Usar a experiência obtida durante uma vivência do PET Saúde, no acompanhamento de uma consulta domiciliar a um paciente do sexo masculino, 80 anos, acamado e portador de Doença Crônica Não Transmissível, pós AVC, usuário de sonda vesical de demora, gastrostomizado. Através do através do PTS, o tratamento do paciente foi revisto e reajustado, assim como os conceitos relativos a fisiopatologia e terapêutica foram aprofundados. Resultados: O acompanhamento do atendimento domiciliar permitiu observar a importância do trabalho interprofissional para a melhora do caso clínico. Percebe-se que o PTS foi indispensável para delinear o tratamento, conforme a necessidade do paciente. Os cuidados familiares foram simplificados, pela frequência semanal das visitas. Através da metodologia se pode revisar conceitos aprendidos e incorporar novos, que tornaram o processo ensino aprendizagem significativo, facilitando a vinculação da teoria com a prática. Considerações Finais: O PTS é importante em algumas situações, sendo uma forma de promover métodos que visam auxiliar o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo/família. Através da metodologia ativa de aprendizagem, é possível revisar, reforçar e incorporar conceitos, dando maior significado ao processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Consulta domiciliar. Equipe multiprofissional. Atenção Básica. Aprendizado Contextualizado. Aprendizagem na Prática.

Biografia do Autor

Miriam Cristina José Valério, Universidade do Contestado

Coordenadora de grupo. Docente na Universidade do Contestado – UnC. Santa Catarina. Brasil.

Daniele Niejelski Melechenko, Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva

Preceptora. Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva. Santa Catarina. Brasil. 

Geise Patrícia Henrique de Melo, Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva

Preceptora. Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva. Santa Catarina. Brasil.

Inara Fernandes dos Santos, Universidade do Contestado

Bolsista. Acadêmica de Psicologia na Universidade do Contestado – UnC. Santa Catarina. Brasil.

Maria Eduarda Frederico do Rosário, Universidade do Contestado

Bolsista. Acadêmica de Fisioterapia na Universidade do Contestado – UnC. Santa Catarina. Brasil.

Rafaela Prestes de Souza, Universidade do Contestado

Voluntária. Acadêmica de Enfermagem na Universidade do Contestado – UnC. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Valério, M. C. J. ., Melechenko, D. N. ., Melo, G. P. H. de, Fernandes dos Santos, I. ., Rosário, M. E. F. do ., & Souza, R. P. de . (2020). Educação interprofissional através do projeto terapêutico singular no PET-Saúde/ interprofissionalidade. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 55–56. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3425