Estudo da síndrome respiratória aguda grave no Distrito Sanitário do Portão no primeiro semestre de 2019

relato de vivência do PET

Autores

  • Luana Leonardo Garcia Universidade Federal do Paraná
  • Leiliane Alencar dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Helene Nicolle Pardo Universidade Federal do Paraná
  • Natália Murai Guedes Universidade Federal do Paraná
  • Gabriella Reis Universidade Federal do Paraná.
  • Gislaine Cristina dos Santos Secretária Municipal de Saúde de Curitiba
  • Karin Regina Luhm Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Moura D’Almeida Miranda Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3421

Resumo

Introdução: A Vigilância Epidemiológica (VE) tem como enfoque um conjunto de ações que atuam na detecção, promoção, organização e acompanhamento de saúde, tanto individual como coletivo. Dispondo, assim, do papel de produção e disseminação de dados epidemiológicos sobre determinadas doenças (Ministério da Saúde, 2019). Essas informações disseminadas são fundamentais para a tomada de decisão com relação ao comportamento da doença ou agravo. Objetivo: Elaborar um boletim epidemiológico com dados do primeiro semestre de 2019 relativos às notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) do Distrito Sanitário do Portão (DSPR). Métodos: Pesquisa documental, realizada por estudantes de diferentes cursos da área da saúde e preceptores do PET Saúde Interprofissionalidade – grupo Vigilância em Saúde. Para coleta de dados das notificações de SRAG foi utilizado o sistema SINAN-Net (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e planilhas do Excel (SINAN, 2019). As notificações de SRAG foram preenchidas em hospitais e UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). O boletim focou nos residentes da área de abrangência do DSPR, este que é um dos 10 distritos da Cidade de Curitiba, no qual abrange 7 Unidades de Saúde da região (Santa Amélia, Estrela, Santa Quitéria, Parolin, Vila Guaíra, Santos Andrade e Santa Quitéria ll). Resultados: Durante o primeiro semestre de 2019, o DSPR coletou 62 notificações referentes à SRAG, as quais foram classificadas em: 34 notificações de SRAG não especificada (55%), 7 notificações de SRAG por influenza A H1N1 (11%) e 21 notificações de SRAG por outros vírus respiratórios (34%). Das 62 notificações, apenas 7 tiveram o desfecho de óbito consequente da doença, sendo que 4 eram considerados como SRAG não-especificado e 3 casos identificados como causa da influenza A. Conclusão: Analisando os dados percebe-se a importância do papel da VE e dos diferentes profissionais que a compõem no monitoramento, avaliação, registro e acompanhamento das notificações, em conjunto do PET Saúde Interprofissionalidade possibilitando, assim, gerar dados que impulsionam ações de controle destas doenças, fortalecendo o vínculo entre ensino, saúde e comunidade.

Palavras-chave: Síndrome Respiratória Aguda Grave. Monitoramento Epidemiológico. Vigilância em Saúde Pública.

Biografia do Autor

Luana Leonardo Garcia, Universidade Federal do Paraná

Aluna do Curso de Farmácia, bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde - PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.  

Leiliane Alencar dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Residente de Terapia Ocupacional em Saúde da Família. Universidade Federal do Paraná, ex bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde - PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Paraná. Brasil.

Helene Nicolle Pardo, Universidade Federal do Paraná

Aluna do curso de Enfermagem, ex bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde - PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Natália Murai Guedes, Universidade Federal do Paraná

Aluna do curso de Enfermagem, ex bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde -PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Gabriella Reis, Universidade Federal do Paraná.

Aluna do curso de Medicina, bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde - PET Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Gislaine Cristina dos Santos, Secretária Municipal de Saúde de Curitiba

Enfermeira, Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Preceptora do Subgrupo Vigilância em Saúde. Secretária Municipal de Saúde de Curitiba. Paraná. Brasil.

Karin Regina Luhm, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva. Professora Tutora. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Fernanda Moura D’Almeida Miranda, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem. Coordenadora do Subgrupo Vigilância em Saúde. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Garcia, L. L. ., Santos, L. A. dos ., Pardo, H. N. ., Guedes, N. M. ., Reis, G. ., Santos, G. C. dos ., Luhm, K. R. ., & Miranda, F. M. D. . (2020). Estudo da síndrome respiratória aguda grave no Distrito Sanitário do Portão no primeiro semestre de 2019 : relato de vivência do PET. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 59–60. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3421