Preceptoria na atenção primária à saúde

a práxis da educação interprofissional na formação

Autores

  • Beatris Zanfir Damarem Unochapecó
  • Amanda Maria Alba Unochapecó.
  • Anauê Jaciara Maison Unochapecó
  • Maria Lúcia Furlanetto Miranda Unochapecó
  • Paula Bienert Unochapecó
  • Lilian Marin Lunelli Unochapecó.
  • Altamir Trevisan Dutra Unochapecó
  • Saionara Vitória Barimacker Unochapecó.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3394

Resumo

Introdução: A integração ensino-serviço, por meio da preceptoria dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), possibilita melhorar a qualidade de formação profissional e, consequentemente, ampliar a satisfação do usuário pela assistência prestada. Por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é possível que os estudantes tenham contato com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Educação Interprofissional (EIP). Nesse contexto, assim como os docentes da Instituição de Ensino Superior (IES), os preceptores também são mediadores e facilitadores do processo de ensino-aprendizagem¹. Objetivo: Relatar a experiência da preceptoria do PET-Saúde como estratégia de ensino-aprendizagem com foco na EIP. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de tutorias realizadas no PET-Saúde, entre abril de 2019 e junho de 2020, vinculado à Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Chapecó-SC na qual o grupo tutorial realiza as atividades de dispersão. Resultados: Durante as vivências os preceptores fizeram a contextualização entre a teoria-prática no processo ensino-aprendizagem. O estudante conheceu a atuação dos diversos profissionais da UBS, as necessidades dos usuários, a comunidade e seus problemas sociais, ambientais e sanitários². A metodologia do programa estimulou os preceptores na busca pelo aprendizado, além de instigar a necessidade de atualização nas inovações, e a pensar em alternativas para o seu crescimento profissional e pessoal. A experiência da preceptoria fez diferença na aprendizagem tanto dos preceptores quanto dos estudantes. O profissional da saúde conheceu novas metodologias que facilitaram a sua prática de trabalho, enquanto os estudantes aprenderam a prática de trabalho e seus olhares voltaram para soluções capazes de responder às necessidades do SUS. A promoção da saúde e prevenção de doenças precisam ocorrer de maneira interprofissional, por esse motivo os preceptores que participam do PET-Saúde, aprendem a incluir em suas práticas o trabalho em equipe, desestimulando nos demais membros o trabalho baseado no modelo curativo e fragmentado¹. Para isso foram realizadas atividades, em conjunto com os docentes, que incluíram metodologias ativas com o objetivo de estimular o protagonismo do profissional e acadêmico neste processo de aprendizado. Considerações Finais: A experiência foi valiosa para todos os participantes, pois a APS é um rico espaço de aprendizado, e a preceptoria contribuiu para a integração ensino-serviço e para a aplicação da EIP. E nesse contexto o preceptor tem papel importante na formação do estudante, pois o oportuniza ter contato com uma qualificação de acordo com as demandas dos usuários e do serviço de saúde.

Palavras-chave: Atenção Básica de Saúde. Assistência à Saúde. Troca de Conhecimentos. Prática Profissional. Educação em Saúde.

Biografia do Autor

Beatris Zanfir Damarem, Unochapecó

Preceptora bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Amanda Maria Alba, Unochapecó.

Acadêmica bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Anauê Jaciara Maison, Unochapecó

Preceptora bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Maria Lúcia Furlanetto Miranda, Unochapecó

Acadêmica bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Paula Bienert, Unochapecó

Acadêmica bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Lilian Marin Lunelli, Unochapecó.

Coordenadora bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Altamir Trevisan Dutra, Unochapecó

Tutor bolsista. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Saionara Vitória Barimacker, Unochapecó.

Coordenadora Geral. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Damarem, B. Z. ., Alba, A. M. ., Maison, A. J. ., Miranda, M. L. F. ., Bienert, P. ., Lunelli, L. M. ., Dutra, A. T. ., & Barimacker, S. V. . (2020). Preceptoria na atenção primária à saúde: a práxis da educação interprofissional na formação. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 89–90. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3394