Psicomotricidade para portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Autores

  • Flavia Tais Silva Oliveira Camargo Instituição Sociedade Integrada de Apoio Sócio Cultural-SIASC em São Bento do Sul-SC.
  • Maria Rita Bruel Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.292

Palavras-chave:

Criança, Teste psicomotor, Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade

Resumo

O estudo foi realizado em uma instituição de apoio sociocultural, que atende crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais. A amostra contou com três meninas e três meninos de oito a onze anos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a Bateria Psicomotora (BPM) de Fonseca (1995) e observação de performance e desempenho de atividades psicomotoras por meio de pesquisa intervencionista. Os objetivos foram verificar o nível de desenvolvimento motor de portadores de TDAH submetidos a um programa de psicomotricidade. Os resultados de pré e pós-teste principais foram: no fator Equilibração o grupo evoluiu de Dispráxico para Eupráxico (2,77±33,40 – 3,47±41,39); no fator Lateralidade o grupo apresentou perfil Hiperpráxico, tendo preferencial direita no pré e pós-teste. No fator Noção de Corpo o grupo apresentou perfil Eupráxico (3,3±67,0 - 3,3±76,9); no fator Estruturação Espaço-temporal o grupo evoluiu de Dispráxico para Eupráxico (2,5±40,7 – 3,4±52,8); no fator Praxia Global o grupo evoluiu de Dispráxico para Eupráxico (2,3±41,5 – 3,5±56,2); no fator Praxia Fina o grupo apresentou perfil psicomotor Eupráxico (3,5±41,4 – 3,7±44,1). Resultados da intervenção pedagógica, que totalizava 118 pontos (Frequência absoluta): em pré-teste o grupo obteve a média de F.r. 97,8%. Em pós-teste a média de F.r obtida pelo grupo foi de 109,2%, significando que o grupo apresentou melhora de performance e desempenho considerada boa e a intervenção pedagógica com atividades psicomotoras apresentou-se como válida para portadores de TDAH.

Biografia do Autor

Flavia Tais Silva Oliveira Camargo, Instituição Sociedade Integrada de Apoio Sócio Cultural-SIASC em São Bento do Sul-SC.

Professora e Bacharel em Educação Física-Professora de Educação Especial na Instituição Sociedade Integrada de Apoio Sócio Cultural-SIASC em São Bento do Sul-SC.

Maria Rita Bruel, Universidade do Contestado

Professora Titular de Metodologia da Pesquisa, Professora Substituta de Metodologia do Ensino da EF, TCC, Sociologia.

Doutora em Pedagogia da Educação Física.

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Publicado

2013-03-11

Como Citar

Camargo, F. T. S. O., & Bruel, M. R. (2013). Psicomotricidade para portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(2), 41–52. https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.292

Edição

Seção

Artigos