Cenário da prevalência de parasitos em amostras de solo/areia no Brasil

análise sistemática

Autores

  • Thaís Dalzochio Centro Universitário CNEC de Bento Gonçalves https://orcid.org/0000-0003-1095-9111
  • Jaqueline Alessi Araldi Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (CNEC)
  • Lisiana Stuani Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2708

Resumo

Introdução: As doenças zoonóticas são transmitidas de animais para humanos, comprometendo sua saúde. A alta concentração de cães e gatos nas áreas urbanas constitui num importante papel epidemiológico na contaminação do solo e, assim na disseminação de doenças zoonóticas. A ingestão de ovos, cistos ou oocistos de parasitos e a penetração das larvas de helmintos através da pele estão frequentemente relacionadas com a contaminação ambiental. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de parasitos em amostras de solo e/ou areia no Brasil através de uma revisão sistemática da literatura. Métodos: Um total de 43 artigos foram selecionados a partir da pesquisa nas bases de dados SciELO Brasil, LILACS-Bireme PubMed/NCBI e Scopus, publicados entre 2009 e 2019. A pesquisa foi realizada utilizando os termos parasitas, solo, areia e Brasil. Resultados: Um alto número de publicações ocorreu de 2012 a 2017. Os estudos foram referentes principalmente às regiões sudeste e sul. Desta forma, estudos futuros são necessários em regiões onde existem condições limitadas de saneamento básico. Os ancilostomídeos (larvas e ovos) foram os parasitos mais frequentes, sendo os parasitos mais prevalentes em 41,8% dos estudos, seguido pelo Toxocara spp. (32,6%) e do Ascaris spp. (14%). Conclusão: O conhecimento sobre a presença de parasitos no ambiente e seu potencial de contaminação para a população é essencial. Desta forma, a promoção de campanhas educacionais relacionadas à implementação do controle zoonótico é necessária para evitar a disseminação de parasitos no ambiente.

Palavras-chave: Parasitos. Areia. Solo. Zoonose. Brasil.

Biografia do Autor

Thaís Dalzochio, Centro Universitário CNEC de Bento Gonçalves

Possui graduação em Biomedicina com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Feevale. Mestrado Doutorado em Qualidade Ambiental, e especialização em Docência Universitária no Século XXI. Atualmente é professora assistente no Centro Universitário CNEC de Bento Gonçalves. Rio Grande do Sul. Brasil.

Jaqueline Alessi Araldi, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (CNEC)

Graduação em andamento em Biomedicina. Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (CNEC). Rio Grande do Sul. Brasil.

Lisiana Stuani, Universidade Feevale

Graduação em Biomedicina. Universidade Feevale. Rio Grande do Sul. Brasil

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Dalzochio, T., Araldi, J. A., & Stuani, L. (2020). Cenário da prevalência de parasitos em amostras de solo/areia no Brasil: análise sistemática. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 233–247. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2708

Edição

Seção

Artigos